Mordomia de São Gonçalinho anuncia lançamento de cavacas em versão solidária.

2020-11-28 09:58

Categoria: 

Concelho: 

A mordomia de São Gonçalinho 2021 já definiu as condições para o pagamento de promessas em 2021.

A festa decorre entre 8 e 11 de janeiro e a Mordomia de São Gonçalinho facilita a aquisição de cavacas, estando já a aceitar encomendas, estabelecendo que o preço de um saco de 5 kg de cavacas será de 30 €.

Com base neste pressuposto, existem duas modalidades possíveis com encomenda e levantamento dos sacos de cavacas, para consumo próprio ou a doação do valor de venda do saco à Mordomia de São Gonçalinho, a qual redirecionará o montante do custo desse saco para o projeto Casa Abrigo Vera Vida, sendo uma forma de dar cumprimento às promessas de lançamento de cavacas.

O projeto Casa Abrigo Vera Vida (https://www.cspveracruz.pt/casa-abrigo-vera-vida/), iniciativa do Centro Social Paroquial Vera Cruz, consiste no acolhimento de vítimas de violência doméstica, funcionando 24 horas por dia, 365 dias por ano, com capacidade para 16 pessoas (mulheres e crianças).

No final da Festa, a Mordomia de São Gonçalinho, a Paróquia da Vera Cruz e o Centro Social e Paroquial da Vera Cruz comunicarão, em conjunto, os resultados desta angariação de fundos.

A quem desejar comprar quantidades menores de cavacas, a Mordomia sugere que o faça junto dos comerciantes que estarão presentes no Bairro, nas barraquinhas de venda ambulante, previstas para o período das celebrações, se as normas de saúde pública vigentes assim o permitirem.

Ainda assim o sino vai tocar e vão chover cavacas.

“Esporadicamente, ao longo dos dias de celebração, subirá ao topo da Capela de São Gonçalinho, um Mordomo, devidamente equipado e protegido, que, simbolicamente, lançará algumas cavacas, que serão recolhidas por um outro Mordomo, num perímetro definido e vedado. Um pequeno gesto para nos recordar que melhores dias virão e… que todas as cavacas sejam lançadas em 2022”.