Festivais de Outono com teatro de marionetas.

2021-11-05 07:44

Categoria: 

Concelho: 

Novo ciclo de programação nos Festivais de Outono.

A ópera de marionetas apresenta-se esta sexta na produção da companhia S. A. Marionetas – Teatro & Bonecos e da Orquestra Filarmonia das Beiras, interpretando uma obra de Manuel de Falla.

Numa parceria este projeto conta uma passagem da célebre obra de Cervantes, "Don Quixote", através de um espetáculo de marionetas.

O espetáculo está agendado para as 21h00, no auditório Renato Araújo, edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro.

Nesta obra, Manuel de Falla recria com a sua música um ambiente medieval, recorrendo a uma escrita neoclássica que combina diferentes épocas e estilos, desde a música antiga, o folclore, música de carácter litúrgico e linguagens mais vanguardistas.

Tirando partido da curta duração da obra (cerca de 30 minutos), o espetáculo será antecedido de uma parte com caráter pedagógico em que o narrador explicará, acompanhado de exemplos musicais extraídos da própria obra, o contexto da história, a época em que decorre, o contexto literário do seu autor, o contexto da sua composição e ainda a demonstração da ilustração musical dos personagens e das cenas, dando assim também a esta produção um caráter pedagógico e tornando-a num espetáculo para todas as idades.

O S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos é uma estrutura profissional de criação em teatro de marionetas composta por autores, construtores e marionetistas que produzem originais e em português, com o objetivo de promover e divulgar o Teatro de Marionetas.

A companhia organiza, desde 1998, o Festival Nacional de Teatro de Marionetas “Marionetas na Cidade” em Alcobaça, onde está sedeada.

Este não é o único espetáculo do fim de semana.

A 7 de novembro, o ContinuoDuo, dá um concerto de piano a quatro mãos e, a 9 de novembro, a Biblioteca Municipal de Oliveira de Azeméis recebe improvisação de música e dança, com o duo Inclinar.

Estes espetáculos são gratuitos, embora seja necessária a reserva do ingresso.