Cidade de Aveiro deve estar "mais atenta" à comunidade estudantil migrante.

2023-02-23 18:49

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aveiro deve "olhar com atenção" para a comunidade estudantil migrante pelo 'peso' que tem na cidade e pela importância que as relações interculturais vão assumir no futuro e no seu desejo de fixar resdiência na região de Aveiro.

Este é o mote para o 1.º Encontro Nacional dedicado à integração e cooperação dos estudantes universitários da CPLP.

“Repensar a vida académica” é o tema do encontro nacional deste sábado, na Casa do Estudante, sobre integração e inclusão de estudantes universitários.

José Carlos Mota (na foto), investigador da UA com ligação a vários projetos do Laboratório de Cidadania Intercultural, explica que os dados disponíveis realçam uma presença cada vez mais significativa de jovens de outros países na vida académica e na cidade.

E há dificuldades para uma integração plena. (com áudio)

Encontro que servirá para refletir a questão da integração dos estudantes universitários da CPLP/PALOP em Portugal.

Várias instituições de todo o país reúnem em Aveiro no sábado, dia 25 de Fevereiro, e no final serão apresentadas recomendações ao Governo, Universidades e Empresas para melhorar a integração e a cooperação dos estudantes universitários da CPLP em Portugal e contribuir para envolver a Sociedade Civil nesta causa da integração.

José Carlos Mota sublinha que se trata de uma ação que procura responder também a desafios futuros de fixação de novos residentes, já depois da vida académica. (com áudio)

O evento irá ocorrer na Casa do Estudante da AAUAV e terá um modelo participativo centrado em mesas de trabalho, convidando, para o efeito, os representantes de todas as Associações de Estudantes PALOP e CPLP em Portugal.

A sessão de boas-vindas decorre a partir das 10h00 e inclui a leitura de uma mensagem do Presidente da República.

Depois seguem-se várias mesas de trabalho até ao encerramento marcado para as 17h00 e que inclui encontro cultural até às 20h00.