Centro Hospitalar: Unidade de Cardiologia de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular vai continuar a crescer.

2023-12-14 07:19

Categoria: 

Concelho: 

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga entende que os primeiros meses de operação da Unidade de Cardiologia de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular confirma a importância da estrutura e vai merecer reforço de meios.

A UDIC iniciou a sua atividade no dia 9 de maio do corrente ano.

Apresentou os resultados dos últimos três meses (agosto, setembro e outubro) e os dados refletem um aumento relativamente ao primeiro trimestre de atividade, muito particularmente ao nível das angioplastias (procedimento médico, minimamente invasivo, que permite desbloquear uma artéria que está total ou parcialmente obstruída e repor o fluxo normal de sangue), que, antes da abertura desta unidade, eram realizadas nos Hospitais de Coimbra, Gaia e Porto.

“Os números falam por si e dizem, com objetividade, que nestes últimos três meses houve um incremento de 46,2% no número de angioplastias e de 12.5% a nível das coronariografias (procedimento médico que permite identificar obstruções nas artérias coronárias)”, refere nota do CHBV.

A mesma nota refere que há abordagens cada vez mais complexas e que a maturidade crescente da equipa da UDIC do Centro Hospitalar do Baixo Vouga garante cada vez mais autonomia com a supervisão da equipa médica com afiliação ao Centro Hospitalar Universitário de Santo António, do Porto, que auxiliou na formação dos vários profissionais alocados à atividade da UDIC do CHBV.

A curto prazo espera-se o aumento da equipa e da atividade e, dessa forma, “diferenciar ainda mais a prestação de cuidados ao nível do diagnóstico e da intervenção cardiovascular”.

“A atividade clínica da UDIC decorre durante três tardes da semana, num período de 6 horas (das 14:00 às 20:00), sendo que o objetivo é que vá crescendo, de forma sustentável, para que, a médio prazo, possa responder às reais necessidades da população da Região de Aveiro”, refere o CHBV.

A unidade realocou o espaço de recobro para uma área mais ampla, contígua à sala de exames (com acesso direto), o que garante melhores condições para todos os envolvidos e uma lógica de operações mais fluída e dinâmica.

O Centro Hospitalar admite que esta nova área assistencial do CHBV “fez e continuará a fazer a diferença na resposta aos doentes da Região de Aveiro numa patologia com elevada prevalência”.