Aveiro: Reunião em Requeixo no lançamento do Museu da Terra.

2020-07-02 07:39

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal de Aveiro desloca-se, hoje, a Requeixo para uma reunião pública de Câmara que tem na agenda a adjudicação de um pacote de obras com destaque para a contrução do novo ferry eléctrico de 5,5 milhões de euros.

Essa reunião decorre no centro social e na agenda está, ainda, a adjudicação de obras em Escolas da Póvoa do Paço e Quintã do Loureiro, o Skate Park do parque dos Amores e a recuperação de Habitação Social em São Jacinto.

Educação, Ação Social, Desporto, Mobilidade e Ambiente, são as áreas que recebem estes investimentos mais significativos.

A requalificação e ampliação da EB1 da Quintã do Loureiro vai custar 1.9 milhões e a requalificação da EB1 da Póvoa do Paço 1,3 milhões para melhorar estruturas ao nível do conforto e eficiência energética.

A recuperação de Habitações Sociais em São Jacinto está orçada em 185 mil euros e o novo Skate Park no Parque da Cidade representa um investimento de 158 mil euros

O agrupamento de empresas constituído pela NAVALTAGUS e NAVALROCHA assume a construção do novo ferry de Aveiro para as ligações a São Jacinto num investimento de 5,5 milhões de euros.

A autarquia investe na mobilidade eléctrica para garantir uma solução mais fiável uma vez que o atual ferry tem avarias frequentes e custos de manutenção elevados.

O novo Ferryboat vai contribuir com zero emissões de CO2 para a atmosfera, acabando com a emissão de 300 toneladas de CO2 pelo atual Ferry, vai reduzir em cerca de 30 por cento o consumo energético (face ao atual Ferryboat), vai ter níveis baixos de ruído e mais conforto para os passageiros, tendo mais capacidade de transporte de viaturas (30 por cento) e mais capacidade de transporte de passageiros (90 por cento).

Este será ainda o primeiro Ferryboat Elétrico a operar em Portugal e dos primeiros em toda a Europa, com exceção feita aos países nórdicos onde esta tipologia de transporte já é realizada de forma comum, constituindo-se, segundo a autarquia, como “elemento relevante de marketing territorial, em especial dos valores ambientais do Município de Aveiro, de São Jacinto e da Ria de Aveiro”.

A aquisição deste novo meio de transporte público responde ainda ao Plano Nacional Integrado de Energia e Clima (PNEC) da União Europeia (UE) (horizonte 2021-2030), e ao Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia, cujo um dos objetivos fundamentais é promoção da mobilidade sustentável e da descarbonização do setor dos transportes.

A finalidade deste plano e deste acordo passa por alcançar a neutralidade carbónica em 2050, em linha com as metas da UE.

Este investimento da CMA, por força da sua valia ambiental, será financiado pelos Fundos Comunitários do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos -, com cujos gestores foi realizada a necessária negociação prévia.

Aveiro leva hoje o debate político a Requeixo para a reunião pública de Julho.

A partir das 15h30, no Centro Social de Requeixo, mas um pouco antes com visita à Quinta da Costa local, onde será instalado o Museu da Terra.

Para já em fase de estudo de projeto é uma ambição antiga de alargar a rede de museus de Aveiro com um espaço que retrate as atividades económicas de um município com tradição agrícola na sua área interior.

A agenda inclui, ainda, processos associados ao Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica na Operação Anti Covid-19, o Programa Municipal de Apoio às Associações 2020 e a atribuição de apoios no âmbito do Fundo de Apoio a Famílias.

 

Foto: Paulo Ramos/Diário de Aveiro