Aveiro: Programação da Semana Santa inicia-se este domingo.

2023-04-01 08:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Semana Santa mantém a programação especial de Páscoa como elemento do cartaz das celebrações em complemento aos momentos preparados pela Diocese de Aveiro.

Iniciativa da Autarquia que promove de 1 a 9 de abril a celebração da Semana Santa com a realização de várias atividades de cariz cultural, dedicadas à comemoração da Quaresma, da Semana Santa e da Páscoa, complementando os atos religiosos da Diocese de Aveiro.

São várias as ações culturais dirigidas a todos os públicos, com destaque para Concertos da Semana Santa nos templos de Aveiro e um ciclo de Concertos ao Entardecer nas igrejas de Aveiro.

De notar em 2023, a aposta no acolhimento de projetos de músicos com carreira internacional, cuja história de vida artística tem Aveiro na assinatura com Nuno Carapina (violino), Beatriz Baião (flauta), Alexandre Aguiar (viola), Gonçalo Lélis (violoncelo), Nuno Miguel Nogueira (trompa), Tiago Cassola (guitarra clássica) e Tiago Matias (tiorba, alaúde, vihuela e guitarra barroca).

Por forma a valorizar o património organístico da Cidade, centrado nos órgãos em funcionamento nas igrejas de Aveiro, serão realizados nos dias 1, 4, 5, três concertos pela Associação Musical Pro-Organo, sempre às 17h30 na igreja do Convento de Jesus, igreja da Misericórdia e Sé de Aveiro, respetivamente.

Nesta área destaque para o Concerto “Nascente & Poente” pela Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB) com o solista Nuno Carapina que irá encerrar este ciclo de Concertos.

Será no dia 5 de abril pelas 21h30 no Centro de Congressos de Aveiro.

Os Concertos da Semana Santa iniciam no dia 2, domingo de ramos.

O concerto “Clássicos de Música de Câmara” será dinamizado pela flautista internacional aveirense Beatriz Baião, acompanhada por quarteto de cordas e sopro. Terá lugar pelas 18h00 na igreja das Carmelitas.

Dia 3, segunda-feira, a proposta recai para “La Terrible Pena Mia“ por Sete Lágrimas – ECMC – Consort de Música Antiga e Contemporânea às 21h30 na igreja da Misericórdia.

Na terça-feira, dia 4 a Orquestra Filarmonia das Beiras com o Coro do Orfeão de Leiria, o Coro de Câmara da Ourearte e Chorus Auris apresenta o seu Concerto de Páscoa, pelas 21h30 na Sé de Aveiro.

No dia 8 de abril terá lugar a edição especial de Páscoa do Artes no Canal, das 9h30 às 19h00, com atividades na Rua Direita, Praça Dr. Joaquim Melo Freitas, Cais do Côjo, Rua Homem Chisto, Largo do Mercado Manuel Firmino e outros espaços.

Por fim, a celebração cultural da Semana Santa oferece a possibilidade de usufruir gratuitamente de visitas orientadas e comentadas às Igrejas de Aveiro, património histórico de relevância, nos dias 6 e 8 de abril.

No dia 2 serão promovidas Visitas comentadas à Iconografia da Paixão das Coleções do Museu de Aveiro / Santa Joana.

O programa completo da Semana Santa pode ser consultado no site da CMA em: https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/agenda-aveiro