Aveiro é capital cervejeira em dia de aniversário da confraria da cerveja.

2023-10-17 07:29

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro recebe, esta terça, a celebração do 20.º Aniversário da Confraria da Cerveja.

Dia festivo com entronizações e o reencontro dos defensores da arte cervejeira.

O evento, que vai reunir perto de 200 amigos e Confrades da cerveja, vai decorrer em dois locais icónicos da cidade: o Teatro Aveirense e o Museu de Santa Joana.

Os aveirenses vão ter oportunidade de ver e interagir com os Confrades da Cerveja, nos seus tradicionais trajes, no habitual desfile pela cidade eleita para receber a Confraria.

Este ano, a primeira parte do percurso, que atrai sempre as atenções, vai ser feito nos tão característicos moliceiros.

O cortejo pelo canal do Côjo vai incluir um brinde à cidade em frente à Antiga Fábrica de Cerâmicas, atual Centro de Congressos de Aveiro.

O final do cortejo será feito a pé até ao Museu de Santa Joana, ao ritmo da Tuna Universitária de Aveiro (TUA).

“Temos orgulho no nosso papel na sociedade e economia, já que a Cerveja sustenta negócios de várias dimensões, dinamiza o nosso turismo, e apoia a cultura, a música, e o desporto. Acima de tudo, alimenta convívios e amizade. Toda esta dinâmica sobressai das mais de 100 cervejeiras e microcervejeiras distribuídas pelos 18 distritos de Portugal Continental e regiões autónomas, o que demonstra bem a dimensão e diversidade da cerveja no país”, afirma Rui Lopes Ferreira, Grão-Mestre da Confraria da Cerveja.

José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, que apoiou desde o início a realização da Cerimónia de Entronização da Confraria da Cerveja em Aveiro, considera ser “uma honra receber a Confraria da Cerveja na sua festa capitular de 2023, assumindo a Câmara Municipal de Aveiro a condição de parceiro de um evento tão prestigiante como este”.

“A cerveja é um elemento de cultura e economia, um pretexto de convívio, uma bebida que cultivamos a cada dia e a cada brinde à vida. Aveiro, cidade dos Canais, dos Ovos Moles, da Arte Nova, Capital Portuguesa da Cultura em 2024, acolhe com gosto os amigos da Cerveja, na certeza de vivermos bons e marcantes momentos”.

Figuras públicas de diversas áreas já foram entronizadas pela Confraria da Cerveja desde 2003.