Apara quer videovigilância na Lota.

2024-01-22 07:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A APARA lança apelo sobre o reforço da segurança em ambiente portuário.

Um assalto na madrugada de sábado à sede da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro, no Porto de Pesca Costeira da Gafanha da Nazaré, espaço da responsabilidade da Administração do Porto de Aveiro, levou ao apelo.

Os assaltantes, ainda não identificados, terão destruído e danificado equipamentos essenciais ao normal funcionamento da associação, causando prejuízos avaliados em cerca de 20 mil euros.

Além disso, os assaltantes inutilizaram documentos considerados “importantes” e furtaram alguns valores existentes na APARA.

As forças de segurança investigam o caso.

A APARA diz que chegou a hora da Administração do Porto de Aveiro instalar sistema de videovigilância no Porto de Pesca Costeira da Gafanha da Nazaré.

A associação considera que esta medida seria essencial para prevenir futuros assaltos e outros crimes que ocorrem sem que alguém seja responsabilizado e punido por tais atos.

O recinto onde se encontra a Docapesca e muitos armazéns de comerciantes, bem como a sede da APARA, é um espaço de movimentação de centenas de pessoas diariamente.

A associação afirma que no local já foram assaltadas embarcações de pesca.

“A falta de meios de vigilância eficazes faz com que quem comete esses crimes fique impune. Sendo um recinto com grande afluência e circulação de pessoas, é premente e necessário a instalação de um sistema de videovigilância para evitar novos assaltos”, afirma a APARA num apelo à administração liderada por Eduardo Feio.