Alunos de Águeda e Cabo Verde ligam-se pela amizade.

2023-05-17 15:48

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Águeda, no âmbito do protocolo de geminação com o Município do Sal (Cabo Verde), promove várias iniciativas e projetos ligados ao turismo, à cultura, à educação e ao ambiente, entre outros. O projeto “Tenho um amigo” é uma destas ações de aproximação e interligação que é desenvolvido entre os alunos da EB Fernando Caldeira e da Escola Básica e Secundária Olavo Moniz (Sal).

Trata-se de um projeto iniciado há dois anos e que continua este ano letivo, com a dinamização de aulas em conjunto entre os dois estabelecimentos de ensino, mediados pelo Município. Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acompanhou uma das aulas online e incentivou os alunos a este contacto que, defende, contribuiu “para um enriquecimento pessoal e cultural de todos”.

“Esta interação entre os alunos destas duas comunidades, tão diferentes e com tanto em comum, estreita os laços e ensina-nos a compreensão e tolerância que temos de ter uns para com os outros”, disse, acrescentando que é, ainda, uma oportunidade para que a ligação entre as duas comunidades se reafirme e possa resultar em novos desafios.

Neste período letivo, os alunos da turma do 5.º B da EB Fernando Caldeira estão a realizar “aulas” online em conjunto com os “colegas” da turma do 5.º A da EB e Secundária Olavo Moniz. Nestas aulas, para além da apresentação individual, de abordarem os diversos aspetos da sua cultura e dos seus territórios, apresentando Águeda e o Sal através de pequenos vídeos, foram trocadas ideias e experiências sobre atividades dos tempos livres e do quotidiano.

Um dos temas abordados nesta aula acompanhada por Edson Santos foi as atividades desportivas e em concreto o atletismo. A arte urbana, o comboio histórico e o Museu Ferroviário, o folclore e a gastronomia, o Parque de Alta Vila e a Pateira de Fermentelos, a zona serrana e os miradouros, o AgitÁgueda e o Águeda é Natal foram alguns dos aspetos identitários do concelho de Águeda apresentados aos alunos e docentes do Sal, que também demonstraram as suas potencialidades locais.

Este é um projeto que continuará até ao final do ano letivo, em junho, com ligações periódicas entre as duas turmas, onde vão ser abordadas as temáticas relacionadas com tradições locais, bem como outros temas propostos pelos alunos destes dois territórios e sobre os quais têm curiosidade.