Albergaria promove mais uma edição do “Lugar das Cores”.

2023-12-01 09:33

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria promove mais uma edição do “Lugar das Cores”.

Entre 1 de dezembro e 6 de janeiro há atividades nos vários equipamentos municipais, com oficinas criativas, concertos, promoção da leitura, cinema, animação de rua, circo, sem esquecer a chegada do Pai Natal.

Com as ruas e os diversos espaços municipais iluminados a partir desta sexta, as atividades começam na tarde de 2 de dezembro, pelas 15h00, com um workshop de macramé – Árvore de Natal no Centro de Interpretação da Pateira de Frossos.

No dia seguinte, pelas 17h00, a Banda Recreativa União Pinheirense sobe ao palco do Cineteatro Alba.

Já a 7, pelas 18h00, véspera de feriado, inaugura-se a mostra “Presépios: a arte no nascimento de Jesus em exposição”, de Conceição Alvim Ferraz e Miguel Ferraz, na Biblioteca Municipal e, à noite, pelas 22h00, há café-concerto no Cineteatro Alba com o Conservatório de Música da Jobra e art’J.

No segundo fim de semana de atividades, durante a manhã de 9 de dezembro, vai haver música, dança e canto a animar vários locais do centro urbano com a participação das associações locais.

À tarde, pelas 15h00, terá lugar a abertura do “Presépio de Natal”, de Fausto Oliveira, na Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior.

À mesma hora, mas no Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, vai ser dinamizado o workshop Natal Sustentável. A Chegada do Pai Natal, cujo passeio vai ter início junto da Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha, vai ser às 17h30.

Nos dias 16 e 17, o velhinho de barbas brancas terá dois poisos especiais no Mercado Municipal – A Praça (manhã de 16) e no Cineteatro Alba (tardes de 16 e 17) para receber as crianças e descobrir se foram bem-comportadas ao longo do ano. A

encerrar o segundo fim de semana, no domingo, o já tradicional Concerto de Natal da Orquestra Filarmonia das Beiras na Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha pelas 18h00.

Na quinta-feira, 14, há mais um café-concerto no Cineteatro Alba com a Big Band e Combo do DeCA - Universidade de Aveiro, com início às 22h00.

No sábado, 16, de manhã, regressa a animação de rua com as associações locais e, no Mercado Municipal, destaca-se o workshop Embrulhos Sustentáveis, com início às 9h00.

Já na Biblioteca Municipal, pelas 10h30, as famílias podem contar com uma sessão Gatinhar de Leituras dinamizada por Isabel Peixeiro intitulada “Contaconta lengalengas e outras histórias: leituras ao colo”. Meia hora mais tarde, há uma “Cestinha de Histórias” na sessão de conto.oficina “Aos Sábados, Conto Contigo”.

À tarde, pelas 17h00, os mais novos podem desfrutar de cinema de animação no Cineteatro Alba com a longa-metragem “Wish”.

À mesma hora, mas no domingo, o palco vai encher-se de magia com a Gala de Circo. Nas duas tardes, o Pai Natal estará à espera dos mais novos uma hora antes dos espetáculos. Destaca-se, ainda, no domingo, a partir das 15h30, música itinerante no centro urbano com os Elfos de Natal.

De 18 a 30 de dezembro, as piscinas municipais de Albergaria-a-Velha, Branca e São de Loure vão celebrar o AquaNatal, onde os munícipes podem desfrutar de entradas gratuitas na modalidade de regime livre. Nesta semana, a partir do dia 21, as crianças com idades entre os 6 e os 10 anos, têm ao seu dispor oficinas criativas e bem natalícias nos Ateliers de Natal (21, 22, 27 e 28 de dezembro) mediante inscrição prévia.

Até ao dia do Natal, o público pode ainda assistir ao espetáculo de Ballet “O Sonho – de uma Noite de Natal” da aCAdemia de Dança do Clube de Albergaria a 22 de dezembro, pelas 21h30, no Cineteatro Alba e, na manhã de 23, a partir das 9h00, há mais um workshop no Mercado Municipal - A Praça, desta vez, para ensinar a fazer um Pai Natal em tronco de madeira.

Ao longo de todo o mês, os munícipes e visitantes podem apoiar o comércio local com a Campanha de Natal Cheques-Prave, constituída por cheques-oferta, que podem ser descontados nos estabelecimentos do Concelho.

Esta é uma iniciativa conjunta da Prave - Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha e da Câmara Municipal.

A saudar o ano novo, haverá o Concerto de Reis no Cineteatro Alba na noite de 6 de janeiro (21h30).

Mas, antes do espetáculo, a comunidade poderá participar na Corrida/ Caminhada Noturna de Reis, uma iniciativa dinamizada pela Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, que irá percorrer as principais ruas do centro urbano.

Além da festa e da diversão, a quadra natalícia também convida à solidariedade, especialmente com as faixas da população mais vulneráveis, como as pessoas idosas ou com deficiência.

Em Albergaria-a-Velha, a época de Natal proporciona algumas iniciativas especialmente dirigidas às IPSS do Concelho.

Na ação “Postal de Natal”, as crianças dos jardins de infância e escolas do 1.º CEB do Concelho são desafiadas a criarem postais de Natal, com mensagens carinhosas, que serão depois distribuídos pelos seniores das várias IPSS do Concelho, promovendo o encontro intergeracional, mesmo à distância.

Já no Mercado Municipal – A Praça, terá lugar a campanha “Aqui, Fruta Feia não vai para o Lixo”.

Os operadores são convidados a colocarem, em cestos próprios, a fruta que já não está em condições de ser vendida, mas que ainda está boa para ser consumida.

Esta fruta é depois reencaminhada para as instituições para ser utilizada em saladas, compotas, bolos ou outras receitas.