Ribau Esteves recusa nova geringonça e puxa por "bloco central".

2023-11-09 08:16

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O presidente da Câmara de Aveiro afirma-se surpreendido com os acontecimentos da política nacional pela demissão de António Costa e a criação de um quadro de instabilidade em momento fundamental na vida do país.

Ribau Esteves entende que a solução que será anunciada pelo presidente da república, hoje, ao final da tarde, vai ter em consideração a capacidade ou não de resposta do PS à definição de um novo chefe de Governo.

Mas não acredita nessa solução (com áudio)

O autarca diz que o cenário eleitoral é o mais provável e deve vincular os dois maiores partidos a uma solução de consenso se tal for necessário no pós eleições.

Com as sondagens a deixarem em aberto um quadro que só os pequenos partidos podem "desequilibrar", o presidente da Câmara admite que não gostaria de ver o Governo atado a novas geringonças de direita ou esquerda (com áudio)

A demissão do Primeiro-Ministro, ditada pela abertura de uma invetsigação em torno dos negócios do lítio e do hidrogénio verde, visou, segundo António Costa, proteger as instituições democráticas.

Ribau entende que o desfecho, sem acusação ou condenação, acaba por mexer com a vida política.

Entrevistado pela Terra Nova, admitiu um dia que fica a para a história, "dramático e surpreendente" (com áudio)