PSD questiona Governo sobre instalação em Anadia de central de betão "chumbada" em Águeda.

2020-11-05 08:08

Categoria: 

Concelho: 

O PSD quer esclarecimentos sobre a instalação de uma Central de Betão em Anadia.

Perante notícias da intenção de construir uma Central de Betão e Betuminosos na freguesia de Avelãs de Caminho, no concelho de Anadia, os deputados do PSD pedem esclarecimentos ao Governo.

Este assunto que foi polémico em Águeda e que acabou na deslocalização da empresa que tinha iniciado a sua instalação é agora parte da agenda política de Anadia.

A Socibeiral, que reclama indemnização à Câmara de Águeda por ter deixado cair o projeto, encontrou em Anadia espaço para a central.

Numa pergunta ao ministro do Ambiente e da Ação Climática, André Neves, Bruno Coimbra, Ana Miguel dos Santos, António Topa, Helga Correia e Carla Madureira, deputados do PSD eleitos por Aveiro, pretendem saber se o Governo tem “conhecimento da instalação” desta central e se “Agência Portuguesa do Ambiente está a acompanhar” o caso ao abrigo das suas competências.

Os deputados insistem que há um conjunto de “preocupações” em torno da instalação da central.

“O concelho de Anadia, para além de conter importantes ecossistemas e ter diversas atividades económicas assentes na qualidade ambiental, é atravessado por uma rede hidrográfica que inclui três sistemas de aquíferos: o cársico da Bairrada; o sistema cretácico de Aveiro e o sistema quaternário de Aveiro (no qual também se encontra enquadrado o concelho de Águeda)”, referem.

O PSD alerta que foram sinalizadas “35 medidas a executar no sentido de minimizar o impacte ambiental decorrente da instalação da central”, tendo sido apenas considerados “aspetos como o impacto na qualidade do ar e da água”.

Às preocupações que já vieram a público da comunidade local de Avelãs de Caminho, a autarquia reage com palavra de tranquilidade.

Em declarações ao Jornal da Bairrada, Teresa Cardoso assegura que a empresa está a cumprir os requisitos legais.

“Não pactuaremos com lobbies nem com interesses económicos associados”