PCP desconfia dos números do desemprego apresentados pelo IEFP.

2023-06-06 09:42

Categoria: 

Concelho: 

O PCP volta a levantar dúvidas sobre os dados referentes à evolução do desemprego.

Na reunião que analisa a situação distrital e nacional, o Partido Comunista debateu a evolução do desemprego que, segundo os dados do INE relativos ao primeiro trimestre de 2023, subiu de 5,9% para 7,2% no espaço de um ano.

Mulheres (7,5%) e jovens com menos de 25 anos (19,6%) são dos grupos mais afetados.

No entanto, de acordo com a publicação do IEFP, de 23 de maio, “o número de desempregados inscritos no IEFP é o mais reduzido de sempre”, o que leva o PCP a assumir desconfiança.

A soma dos trabalhadores desempregados em Dezembro de 2022 com os novos inscritos em Janeiro, Fevereiro e Março totaliza, na contas do PCP, 25.628 desempregados mas nos dados do IEFP são 16422.

“O IEFP não explica onde foram colocados os 9.206 desempregados em falta”, afirma o PCP.

A desconfiança com os dados apresentados está, também colocada na gestão de estatística.

O PCP fala em “quadro da manipulação estatística” uma vez que as ocupações temporárias de desempregados, transformadas em ocupação de postos de trabalho efectivos, correspondiam a 47,45% dos desempregados registados e que, assim, não são contabilizadas como tal.

“Esta é uma prática recorrente e lamentável no IEFP, que consegue eliminar dos seus registos milhares de desempregados trabalhadores, sem qualquer justificação”.

A Direção da Organização Regional de Aveiro do PCP, reunida a 2 de Junho de 2023, analisou a situação política, procedeu ao balanço do trabalho do Partido no distrito e prepara a mobilização para o Dia Nacional de Luta, convocado pela CGTP para o dia 28 de Junho com greves, paralisações e concentrações.

Será em todos os sectores e em todo o País, com o objetivo de “dar expressão à indignação e descontentamento crescentes dos trabalhadores e trazer para a rua a sua luta”.

A Dorav do PCP lançou convite à população e aos trabalhadores do distrito a participar no Convívio Regional, que se realizará em Oliveira de Azeméis a 24 de Junho, e nas Jornadas Parlamentares, promovidas pelos deputados do PCP no Parlamento Europeu, que decorrerão nos dias 3, 4 e 5 de Julho.