Núcleo Distrital de Aveiro da EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza) Portugal esteve reunido em Oliveira do Bairro.

2024-04-15 17:28

Categoria: 

Concelho: 

O Núcleo Distrital de Aveiro da EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza) Portugal, em parceria com o Município de Oliveira do Bairro e os Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) do distrito de Aveiro, promoveram na passada quinta-feira, 11 de abril, uma conferência destinada às pessoas migrantes e comunidades de acolhimento.

A iniciativa intitulada “Entre ir e voltar há um lugar onde nos podemos encontrar — a cultura enquanto espaço de acolhimento das diferenças e desenvolvimento das comunidades no distrito de Aveiro” decorreu durante todo o dia no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro.

Os objetivos do encontro passaram por conhecer e partilhar as experiências dos CLAIM do distrito de Aveiro e as populações com quem trabalham, conhecer e partilhar as experiências de migração no distrito e perspetivar o desenvolvimento de respostas propulsoras da inclusão social centradas na partilha das diferentes culturas.

As boas-vindas ao público e participantes foi dada por Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, e por Carlos Silva, Presidente da Mesa do Conselho Geral do Núcleo Distrital de Aveiro da EAPN Portugal.

O líder da autarquia oliveirense explanou a estratégia definida pelo Município para a área das migrações, que nasceu de um “desafio do Governo para termos um papel mais ativo na receção e integração das pessoas migrantes que querem fazer a sua vida no nosso país e, mais especificamente no nosso Concelho, que foi assumida e integrada nos nossos pilares de desenvolvimento económico e social”. 

“Começámos a trabalhar nesta área ainda antes da pandemia e da guerra na Ucrânia”, continuou Duarte Novo, “o que nos permitiu ter algumas respostas preparadas para quando começámos a receber fluxos mais intensos de pessoas que precisavam da nossa ajuda”.

Ainda segundo o autarca “os resultados desta estratégia estão à vista e espelham-se nas estatísticas demográficas, que indicam um crescimento da população do nosso Concelho, ao contrário do que se passa na maioria do país, bem como o aumento do número de nacionalidades dos residentes (temos mais de quarenta), com as suas diferentes culturas, que enriquecem social e culturalmente a nossa comunidade”.

Duarte Novo explicou ainda que “a integração plena destas pessoas requer um conjunto de parcerias e sinergias que temos desenvolvido enquanto Câmara Municipal, quer com os organismos do Estado ligados a esta área, quer com o nosso tecido económico e movimento associativo, para que existam respostas integradas para esta população, em áreas como o emprego, a saúde, a edução, a habitação ou a simples aprendizagem da língua portuguesa, para além de outros projetos de integração social através da cultura”.

Por seu lado, Carlos Silva deu os "parabéns à Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, por tudo o que tem feito no vosso território (…), com uma perspetiva de integração das pessoas bastante abrangente, articulada e integrada, sempre com uma preocupação da integração e equilíbrio social".

O responsável de EAPN Portugal fez questão de deixar “uma palavra de agradecimento à Sr.ª Vereadora Lília Ana Águas, à responsável técnica Cláudia Rodrigues, e à técnica do CLAIM de Oliveira do Bairro, Filipa Almeida, que foram incansáveis no apoio e preparação deste encontro".

O primeiro painel, intitulado Medidas de Integração de Migrantes e Interculturalidade, contou com Vasco Malta, Chefe de Missão da Organização Internacional para as Migrações em Portugal, que apresentou alguns projetos e programas que se têm mostrado eficazes, tanto a nível nacional como internacional, Mário Ribeiro, Diretor de Departamento de Integração de Migrantes, da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), entidade recentemente criada e que nasceu da fusão entre o Alto Comissariado para as Migrações e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (excluindo a parte policial), conforme explicou, e Inácia Sá, da EAPN Portugal, que apresentou o projeto Conselho Local de Imigrantes e um Manual de Recomendações de Políticas Públicas nesta área.

Ainda na parte da manhã, seguiu-se uma “mesa redonda”, sob o tema “Intervenção dos Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) no distrito de Aveiro: presente e perspetivas de futuro”. Moderado por José Carlos Mota, da Universidade de Aveiro (UA), o painel contou com responsáveis dos CLAIM de Águeda, Aveiro – Casa Vera Cruz, Aveiro - UA, Mealhada, Oliveira do Bairro St.ª Maria da Feira, S. João da Madeira e Sever do Vouga.

A tarde foi guardada para nova “mesa redonda”, que reuniu cinco migrantes, oriundos do Irão, Brasil (2), Ucrânia e Cazaquistão, com histórias e contextos diversos, que contaram as suas experiências de integração, sob a moderação de Ana Bastos, socióloga do Município de Oliveira do Bairro.

A conferência continuou com a professora Rosa Madeira, da UA, que dissertou sobre o tema “Interculturalidade – que voz é esta que nos convoca?”, e encerrou com um momento musical que esteve a cargo da banda brasileira “Resenha do Samba”.

A iniciativa “Entre ir e voltar há um lugar onde nos podemos encontrar — a cultura enquanto espaço de acolhimento das diferenças e desenvolvimento das comunidades no distrito de Aveiro” foi promovida no âmbito da Semana da Interculturalidade, que a EAPN Portugal tem desenvolvido deste 2014, de forma a “estimular diálogos e relacionamentos entre culturas, assumindo que esta é uma excelente forma de combater a pobreza e a exclusão social”.