Legislativas: PS defende quadro de estabilidades para as universidades a 10 anos.

2024-02-24 07:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Financiamento, autonomia e estabilidade nas políticas foram as palavras mais escutadas no diálogo dos candidatos do PS às Legislativas com o reitor da Universidade de Aveiro.

A lista liderada por Pedro Nuno Santos, ausente neste encontro, fez-se representar por candidatos a deputados que conversaram com o Reitor, líder do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.

No rescaldo do encontro admitem o carácter especial desta reunião por considerar o ensino superior de “particular relevância” para o futuro do país.

Numa lista que inclui o aveirense Filipe Neto Brandão, a conversa abordou a “importância de continuar a reforçar a base social de acesso ao ensino superior”, “mecanismos de reforço a autonomia das instituições”, “reforço das condições de frequência do Ensino Superior”, “condições de alojamento” e a “criação da Lei da Programação do Investimento em Ciência”.

Os candidatos esperam ver criado um mecanismo de “reforço da previsibilidade e estabilidade do financiamento a pelo menos 10 anos”.

A revisão das carreiras docentes e a conclusão da revisão da carreira de investigação científica, a aceleração da implementação das Agendas Mobilizadoras, instrumentos de reforço da competitividade nacional, de alteração da estrutura produtiva, de reindustrialização do país e de internacionalização são considerados passos fundamentais em distritos como o de Aveiro e a UA um “parceiro fundamental neste desígnio”.