Gafanha da Encarnação celebrou o aniversário de elevação a Vila com a apresentação de obras realizadas e projectadas para a Freguesia.

2020-12-09 16:01

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A celebração do 16.º aniversário da elevação da Gafanha da Encarnação a Vila assinalou-se esta quarta-feira com uma visita técnica às obras realizadas no âmbito do Protocolo de Concessão de Apoio Financeiro à Junta de Freguesia e construção da Rede de Saneamento e Águas Pluviais.

No balanço da obra de construção das redes de Saneamento e Águas Pluviais (AdRA + CMI), na sessão de apresentação do projeto da 3.ª fase da construção das redes de Águas Pluviais e Saneamento (AdRA + CMI) e do projeto de requalificação do Salão Cultural e Extensão de Saúde (CMI), Fernando Caçoilo, líder autárquico, destacou toda a obra consumada, no terreno e os planos para o futuro. (com áudio)

Fernando Vasconcelos, administrador da AdRA, esteve na Gafanha da Encarnação para apresentar o investimento conjunto da empresa e da Câmara de Ílhavo, em curso, na ordem dos 5.750 milhões de euros. (com áudio)

Augusto Rocha, Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação, elogiou os projetos em curso na área geográfica que representa. (com áudio)

Cerca de 2500 habitantes são abrangidos por esta nova rede de 18,3 km de rede de drenagem de águas residuais, 4 estações elevatórias e 1 269 ramais domiciliários a que se juntam mais 9,8 Km de redes de drenagem de águas pluviais. A taxa de cobertura da rede de saneamento aproxima-se dos 100%.

A comemoração deste aniversário contou com a cerimónia do Hastear das Bandeiras, uma reunião de trabalho entre os Executivos da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia e a apresentação de projetos de obras futuras e o balanço de ações já concretizadas ou que estão a ser implementados, representando um investimento de cerca de 9 milhões de euros na Freguesia da Gafanha da Encarnação, entre obras concluídas, execuções físicas em curso e outras a iniciar brevemente.

A conclusão da reabilitação e ampliação da Escola EB da Gafanha da Encarnação Sul que foi inaugurada no arranque do presente ano letivo e a execução, nesta data, da segunda fase da construção da Rede de Águas Pluviais e Residuais; ou as intervenções futuras e projetadas como o desassoreamento do Cais dos Pescadores na Costa Nova; a requalificação da Av. N. Sra. da Saúde, na Costa Nova, que deverá iniciar ainda esta semana; a rampa de acesso ao cais no Largo da Bruxa; a renovação da iluminação do centro da Costa Nova; a requalificação do Centro Cultural e Posto de Saúde da Gafanha da Encarnação, com novas valências, remodelação de espaços e novas acessibilidades; o projeto de execução da terceira fase da Rede de Águas Pluviais e Saneamento; são exemplo de intervenções que permitem melhorar a qualidade e a condição e vida da população e potenciar o desenvolvimento económico e social da Freguesia.

No caso específico da Rede de Águas Pluviais e Residuais, a obra em curso da construção da segunda fase e o projeto que foi hoje apresentado, pela Autarquia e pela AdRA, para a execução da terceira fase, que deverá ficar concluída nos próximos dois anos e meio, representam um investimento na ordem dos 7 milhões de euros. São empreitadas que, pela sua particularidade técnica, pela dimensão do investimento e pelas características morfológicas do terreno têm um prazo de execução demorado, causam reais transtornos ao normal funcionamento do dia a dia das pessoas, mas que, concluídas, são essenciais para garantir melhor qualidade de vida e maior desenvolvimento. Terminadas estas duas fases, a Freguesia da Gafanha da Encarnação terá uma cobertura de Águas Pluviais e Residuais de 100% e permite dar início, igualmente, ao prolongamento da rede na Gafanha do Carmo.