Conselho Municipal de Segurança de Águeda reuniu pela primeira vez.

2023-03-03 07:48

Categoria: 

Concelho: 

Os membros do Conselho Municipal de Segurança de Águeda já tomaram posse e realizaram a primeira reunião.

Este órgão tem, entre outros, o objetivo de promover a discussão sobre medidas de combate à criminalidade e à exclusão social no Município.

O Conselho Municipal de Segurança (CMS), que agrega um conjunto de 23 entidades, desde a educação, ação social, forças de segurança, Ministério Público, a órgãos de decisão política, num total de 23 membros, tomou hoje posse, num cerimónia no Salão Nobre da Câmara de Águeda.

“Todos estas entidades que estão no terreno estão atentas e vigilantes, com a disposição de fazermos o melhor pelas nossas populações”, salientou Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda e do recém-formado CMS, frisando que, mesmo antes da constituição do CMS, este diálogo de proximidade e a colaboração, nomeadamente com as forças de segurança, é “constante e regular”.

Este Conselho irá discutir de forma regular os assuntos relacionados com a segurança na esfera municipal, bem como emitir pareceres e apresentar sugestões de intervenção. Uma equipa que “poderá sempre de ser reforçada por outras que entendamos por bem solicitar que nos ajudem”, defendeu Jorge Almeida.

Refira-se que o CMS é composto por um Conselho Alargado (com um total de 23 membros) e um Conselho Restrito, com três membros, composto pelo Presidente da Câmara Municipal, Jorge Almeida; pelo Vereador responsável pelo acompanhamento das questões de segurança, Vasco Oliveira, e pelo Comandante do Destacamento Territorial de Águeda da Guarda Nacional Republicana, Capitão Jorge Marques.