Cineteatro Alba apresenta espetáculo sobre maternidade juvenil.

2022-10-20 07:45

Categoria: 

Concelho: 

A coreógrafa e bailarina Mafalda Deville apresenta, esta quinta-feira, 20 de outubro, no Cineteatro Alba, o espetáculo de dança “MAMA”.

Desenvolvido no âmbito do apoio à residência da Companhia Instável “Palcos Instáveis Segunda Casa”, este espetáculo começa às 22h00 e tem entrada gratuita.

No final do espetáculo, haverá uma conversa com o público sobre o processo criativo.

Nesta residência, Mafalda Devillhe iniciou uma investigação sobre os conflitos emocionais e sociais da maternidade juvenil.

Teve, como ponto de partida, o seu caso e foi ao encontro de jovens mulheres que se encontravam a gerir a situação de estarem grávidas ou de terem sido mães recentemente.

Em comum, no processo de entrevistas iniciado, o estado fisiológico - pré ou pós-parto - e uma precariedade emocional e social devastadora.

Com a cenografia e dramaturgia a cargo de Israel Pimenta, Mafalda Deville partiu despida de estruturas rígidas, conceptuais ou formais, privilegiando uma abertura franca aos pedaços de vida que lhe eram expostos.

Em palco, outra bailarina, Elisabeth Lambeck, com qual criou um processo cúmplice, de quem sabe que só com pinças se pode mexer no que é tão frágil.

Estamos perante uma personagem para duas intérpretes, que vão invocando memórias, medos e inseguranças, em diálogo surdo entre si.

O interior e o exterior, a queda e o salto, o privado e o público, tudo embrulhado em canções de embalar.

Em cena, dois corpos que não se cansam de tentar. Dois corpos que sabem que, por vezes, é preciso reaprender a viver, e até reaprender a respirar.

Mafalda Deville nasceu em 1976, em Portugal, e está atualmente baseada no Porto.

Formou-se em Dança Contemporânea e Coreografia, em 1998, na Escola de Dança Contemporânea de Londres - The Place.

É Diretora Artística da Oficina ZERO e CDIntensive, juntamente com o artista visual, Israel Pimenta.