Aveiro: Médicos querem ter palavra na transição digital.

2023-01-27 15:27

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A transição digital na saúde ocupa um lugar nuclear nos investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência e os profissionais de saúde pedem para ser ouvidos no processo de modernização.

Dados e cibersegurança são temas incontornáveis.

Mário Campolargo diz que o desafio é continuar a fazer essa mudança com o utente no centro de todas as políticas.

O Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa esteve no encerramento do encontro sobre transformação digital do SNS.

Uma jornada de trabalho no Centro Hospitalar do Baixo Vouga que reuniu informáticos, especialistas em sistemas, administradores, profissionais de saúde e representantes das administrações.

O ilhavense Mário Campolargo lembra que há no PRR uma fatia de 300 milhões para projetos de Transição Digital da Saúde.

Tema que ganhou força com a pandemia e que nos próximos anos deverá continuar a ganhar peso (com áudio)

A Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga afirma-se comprometida com a modenização dos sistemas de informação e assume que a área deve ser olhada com cuidado e sobretudo fomentando as análises de risco.

Margarida França não esconde que há situações complexas que podem levar a posições de risco para os utentes sempre que os sistemas não estão preparados para os constrangimentos que surgem de forma inesperada.

A abertura do encontro sobre transformação digital do SNS, em debate no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, mostrou essa preocupação e o compromisso da Administração. (com áudio)

Acção promovida pelo Serviço de Informática e Análise de Sistemas do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

Rafael Almeida, Director Informático do CHBV, disse que há problemas que tem de ser resolvidos rapidamente porque afectam a acção dos profissionais da saúde. (com áudio)