Aveiro: CIRA aprova gestão de base sub-regional nas operações de socorro.

2023-01-09 08:30

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Com quase uma semana de comandos sub-regionais a liderar a proteção civil, o responsável da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro pela pasta diz que, em termos operacionais, pouco mudou.

Mantêm-se os rostos da liderança (comandante e sub-comandante) e a sala de operações continua instalada no ediífico do antigo Governo Civil.

O novo sistema de proteção civil passa a funcionar numa base sub-regional.

Acabaram, formalmente, no dia 1 de Janeiro os 18 Comandos Distritais de Operações e Socorro e há um total de 23 comandos sub-regionais.

Silvério Regalado, autarca de Vagos que lidera a pasta na CIRA, diz que em termos práticos há uma base de trabalho que se mantém e que não traz alterações.

Admite compreender as preocupações apresentadas pela Liga de Bombeiros que aponta a falta de meios humanos e o recurso aos bombeiros como uma realidade que vai criar problemas adicionais pela criação de novas estruturas nalguns pontos do país (com áudio)

O autarca alerta o Governo para a necessidade de afinações que se prendem com outras áreas de base distrital (GNR e PSP) e alerta para a importância de garantir resposta em serviços como a saúde que são importantes no sistema de socorro (com áudio)