Aveiro: Autarquia inaugura nova ciclovia em São Jacinto.

2021-05-01 21:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ribau Esteves assinalou, esta tarde, em São Jacinto, a inauguração da ciclovia da freguesia que para já assegura a ligação entre o Cais do Ferryboat, a Praia e a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.

Trata-se de um investimento de 129 mil euros em 2,5 kms de percurso que mais tarde irá articular-se com a ligação à Torreira.

Aveiro passa a dispor de 40 km de ciclovias.

Esta nova via em São Jacinto foi o momento aproveitado para a implementação de vias de sentidos únicos na Avenida Riamar (nascente > poente), na Rua Dunas de São Jacinto (norte > sul) e nas Rua do Emigrante e Avenida Almirante Gago Coutinho (poente > nascente).

A CMA aproveitou a obra para realizar trabalhos de repavimentação, qualificação de passeios, sinalização horizontal e vertical, além de trabalhos urbanísticos, aumentando as condições de segurança e mobilidade para os peões e residentes.

A rede ciclável na área urbana de São Jacinto vai ser interligada com a ciclovia existente na Torreira, com futura ligação ao Furadouro, no âmbito de um projeto que a CMA tem em execução, integrando a rede de ciclovias da Ria de Aveiro.

Esta nova aposta terá apoio de um programa do Turismo de Portugal, a que a CMA acedeu no quadro da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Esta jornada em São Jacinto permitiu ainda apresentar o projeto do novo Ferryboat Elétrico num investimento da Autarquia de 7.3 milhões de euros e do projeto da nova Casa Mortuária de São Jacinto, com estimativa de custo de 150.000€.