Autárquicas: “Não podemos ver fechados serviços mínimos" - Manuel Sousa.

2021-08-23 10:14

Categoria: 

Concelho: 

O lançamento da candidatura da coligação Viva’Aveiro (PS-PAN) em Requeixo, Nª Sra. de Fátima e Nariz foi momento para reafirmar a aposta em medidas de combate ao isolamento.

A palavra periferia voltou a ser escutada em vários momentos e foi o enquadramento para a defesa de serviços públicos que garantam “centralidade” à união de freguesias.

Manuel Oliveira de Sousa, candidato à Câmara de Aveiro, vincou a necessidade de criação de um organismo de apoio à Gestão e planeamento integral de toda a atividade florestal e agrícola.

E na questão dos serviços públicos, sublinhou “a importância da educação; da saúde, dos transportes, da atração de pessoas com novas ofertas de habitação; da necessidade de serviços de proximidade, como por exemplo os correios e a papelaria”.

Resumiu o combate pelas freguesias mais distantes da sede de concelho como combate ao abandono.

“Não podemos ver fechados serviços mínimos.”

Rui Alvarenga, do PAN, também falou para fazer a defesa da importância da descentralização.

“São todas estas importantes valências que constroem o bem-estar das famílias, não são uma nota de rodapé no programa eleitoral da Coligação Viva Aveiro. São a base que estrutura e fundamenta toda a estratégia de governação.”

A candidatura de Pedro Oliveira quis assumir o combate pela desagregação em defesa do ressurgimento das antigas freguesias e a apresentação passou por diferentes lugares (Requeixo, Mamodeiro, Póvoa do Valado e Nariz).

O candidato à União de Freguesias defendeu o regresso às antigas freguesias e defendeu a existência de equipamentos de proximidade.

Assumiu a opção por escolas em cada uma das antigas freguesias em vez da concentração em centro escolar, medida assumida e já em fase de implementação.

Mobilidade e educação estão no centro das preocupações.

Reiterou a ideia de que com a agregação das Freguesias “as pessoas ficaram a perder e têm vindo a perder cada vez mais serviços”.

O diretor de Campanha, João Sousa, sublinhou a relação de proximidade das Juntas com os fregueses e deixou crítica ao candidato da Aliança com Aveiro.

“A Junta de Freguesia deve responder às necessidades das pessoas, nomeadamente de saúde, educação, transportes. O Presidente de Junta é o elo de ligação. O Presidente de câmara atual não mostra interesse em resolver as questões das pessoas da periferia. Com a coligação Viva Aveiro isso não acontecerá, teremos a preocupação de dar resposta às necessidades das pessoas dos vários lugares.”

O candidato à Assembleia Municipal, Francisco Picado, reiterou a importância das freguesias.

“A coligação Viva Aveiro dá a máxima importância às freguesias independentemente do lugar em que se encontram. Não há centro e periferia, há freguesias que naturalmente estão situadas, onde o destino quis que estivessem e não podem ser penalizadas nem esquecidas pelo facto de estarem mais afastadas do centro.”

Na Póvoa do Valado Porfírio Silva, deputado eleito pelo PS, natural daquele lugar, falou de carências que persistem, por exemplo ao nível dos transportes.