Arnaldo Oliveira foi destituído do cargo de presidente da Assembleia de Freguesia de Válega.

2021-06-11 08:11

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Arnaldo Oliveira foi destituído do cargo de presidente da Assembleia de Freguesia de Válega.

A decisão foi aprovada por maioria, com 6 votos favoráveis, 5 contra e duas abstenções e vincula todo o órgão.

Na lista de 6 votos favoráveis há um do PSD que considera ter sido quebrada a relação de confiança entre eleitos e eleitores logo que o presidente da Assembleia, eleito pelo PS, aceita ser cabeça de lista pelo Movimento 2030 à Assembleia Municipal de Ovar.

O autarca explicou na Assembleia de Freguesia em que acabou destituído que o contrato de confiança se mantém até final, que não vai falar na praça pública da sua mudança e que na condição de independente tem liberdade para assumir esse desafio que só será válido no próximo mandato.

E prometeu reserva por uma questão de ética ao mesmo tempo que assumiu as autárquicas de 2021 como momento para esse julgamento do eleitorado (com áudio).

O PS diz que foi quebrada a relação de confiança.

"Considerando que a mesa foi eleita na primeira reuniao do mandato na sequência da proposta apresentada pelo grupo do PS e atendendo a que foram eleitos nas listas do PS e que o presidente foi anunciado como primeiro candidato numa lista opositora nas autárquicas de 2021, o grupo não mantém a confiança no presidente da Assembleia".

O PSD teve um vogal a votar a favor da destituição.

Já assumiu “que se revê integralmente na posição que foi publicamente apresentada nessa Assembleia pelo seu Militante Nuno Santos, cuja postura e elevação muito dignificam aqueles que são social-democratas”.

Considera que a mudança do presidente da Assembleia em pleno mandato é reprovável.

“Essa atitude, além de ética e moralmente reprovável, não só defrauda as expectativas dos eleitores como corrói a confiança das pessoas na Política e na Democracia”.