Anadia cria residências e quer aposta no ensino superior.

2023-09-05 09:36

Categoria: 

Concelho: 

Anadia promete manter o ritmo de obras na criação de alternativas de alojamento para estudantes do ensino superior e tem em vista a chegada do ensino politécnico ao Município.

O compromisso foi firmado na, recente, visita da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior às obras de requalificação que estão a decorrer no edifício do Colégio Nacional (antiga Escola Secundária de Anadia).

A empreitada tem como objetivo converter aquele espaço numa residência universitária num investimento superior a um milhão e meio de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Maria Teresa Cardoso considerou a visita da Ministra Elvira Fortunato “um voto de confiança e de motivação para o Município”.

A autarca deu ainda a conhecer que, para além do projeto da residência estudantil, “a Câmara Municipal tem outros objetivos, há muito ansiados, que estão a ser trabalhados, nomeadamente com o Instituto Politécnico de Coimbra, no sentido de Anadia ter uma resposta ao nível do Ensino Superior, a qual esperamos tenha o aval do Ministério”.

A Ministra Elvira Fortunato realçou a importância do investimento que o Município está a fazer na reconversão desta antiga escola em alojamento para estudantes, sublinhando que “Anadia está no meio de dois polos universitários, Aveiro e Coimbra”, daí que, no seu entender, “esta obra seja uma grande mais-valia”.

Elvira Fortunato considerou ainda que “esta é também uma forma de valorizar o património existente e de atrair públicos jovens para estes territórios”.

Recorde-se que o projeto prevê a criação de 36 quartos, 20 duplos e 16 individuais, havendo oito quartos com capacidade para mobilidade reduzida, com capacidade para 56 camas.

O objetivo é dar resposta às necessidades de alunos integrados em licenciaturas, mestrados e doutoramentos.

As obras têm em conta questões relativas à eficiência energética e à sustentabilidade ambiental, inclui ainda espaços para refeições, estudo, lazer, lavandaria, área para coworking e zonas exteriores de convívio.

Junto ao alojamento, está previsto um ponto de carregamento rápido de veículos elétricos e uma estação de parqueamento de bicicletas.

A oferta de quartos a custos acessíveis visa dar resposta às necessidades de alojamento a alunos bolseiros deslocados, a estudantes deslocados, a estudantes estrangeiros e também a investigadores, docentes e não docentes de instituições de ensino superior, em mobilidade nacional ou internacional, das universidades e dos politécnicos de Aveiro e Coimbra, resultado de um diálogo iniciado entre o Município de Anadia e estas instituições, com vista a mais projetos futuros.

A empreitada tem um prazo de execução de 10 meses e decorre, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES).