Albergaria e Águeda asseguram investimento em edifícios e comprometem Ministro da Saúde com reforço de meios humanos.

2023-09-27 08:49

Categoria: 

Concelho: 

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, esteve em Angeja para assinalar a colocação da primeira pedra do novo edifício da Unidade de Saúde Beira Vouga (na foto) e repetiu o discurso feito em Vagos e Águeda colocando os cuidados primários como “pilar” do SNS.

Defende a colaboração com autarquias locais e a criação de condições para um modelo descentralizado em que ao Ministério cabe assegurar médicos e enfermeiros.

“Vamos resolver o problema da falta de profissionais com o modelo B, para que cada português tenha uma equipa de saúde familiar”.

A obra, que implica um investimento de cerca de 900 mil euros, vai melhorar a capacidade de resposta a um universo de 7500 utentes da zona Sul do Município de Albergaria-a-Velha (Angeja, São João de Loure, Frossos e Alquerubim), bem como de alguns concelhos vizinhos.

A autarquia realça o esforço e a capacidade de articular políticas com o Ministério da Saúde.

“A história que importa contar é a de um processo de diálogo entre o Executivo do Município e o Ministério da Saúde”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro.

Neste dia, que incluiu também a plantação de uma oliveira no espaço onde nascerá a Unidade Saúde Beira Vouga, o autarca Albergariense deixou ainda um apelo ao Ministro da Saúde – reabrir a Unidade de Ribeira de Fráguas, encerrada desde 2018, cuja população mais isolada necessita de uma maior atenção.

Em Águeda, o Ministro inaugurou a obra de requalificação do Centro de Saúde num investimento de 1,6 milhões de euros (acrescidos de IVA), cofinanciados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional do Programa Operacional da Região Centro 2020, em cerca de 1,18 milhões de euros.

Esta intervenção reflete uma alteração radical das áreas de prestação de cuidados e contemplou a construção de um novo bloco, nas traseiras do atual edifício.

Com uma área de implantação de 1.235 metros quadrados, o edifício do Centro de Saúde de Águeda foi agora ampliado em 372 metros quadrados.

“Este ato simboliza, mostra e destaca uma obra verdadeiramente importante, uma obra relevante e fundamental para a vida das pessoas da nossa comunidade”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.

“Nunca como agora se fez tanto investimento no concelho na área da Saúde. Estamos a passar a pente fino todas as unidades de saúde deste nosso vasto território. E vamos também avançar com a US de Barrô e vamos mudar a da Mourisca”, disse ainda.

Jorge Almeida lembrou que, esta quinta-feira, será discutido e votado em reunião da Assembleia Municipal, o auto de transferências de competências na área da saúde.

O autarca reforça que os Municípios não assumem competências na área de dotação de pessoal clínico.

“Essa responsabilidade continua a ser do Ministério da Saúde”, disse, reiterando o apelo para a fixação de quadros clínicos nas unidades do concelho.