Águeda aprova orçamento de 81 milhões de euros para 2024.

2023-11-25 07:34

Categoria: 

Concelho: 

Águeda aprovou um orçamento de 81 milhões de euros para 2024.

O executivo validou a proposta da maioria em reunião extraordinária que viabilizou Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2024.

Com uma aposta em áreas estratégicas, como educação, ação social, cultura, desporto, turismo e saúde, são determinantes a implementação da Estratégia Local de Habitação e o desenvolvimento do projeto da Área Empresarial de Nova Geração (no PEC – Casarão).

“Os GOP para 2024 demonstra a grande intensidade e velocidade de obras e atividades que realizamos, bem como as que nos propomos concretizar”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, sublinhando que se trata de um orçamento “equilibrado, responsável e com visão de futuro”.

Num tempo “que se tornou de grandes oportunidades”, o Edil realça a importância de concretizar “obras marcantes e relevantes para o desenvolvimento do concelho, muitas das quais ansiadas há dezenas de anos”, designadamente o Eixo Rodoviário Aveiro/Águeda e o Mercado Municipal, ao mesmo tempo que, “nunca como antes”, decorrem obras de infraestruturação e reabilitação viária em todo o concelho e de regeneração dos centros urbanos nas freguesias.

“Ao fim de dois anos de mandato, reafirmarmos a nossa determinação em conduzir a gestão municipal com rigor, competência, seriedade e sentido de compromisso, com a aplicação dos mais baixos impostos municipais do país e com um equilíbrio financeiro e capacidade de cativar financiamentos nacionais e comunitários que nos permite realizar um amplo conjunto de obras”, salientou ainda Jorge Almeida.

De salientar para 2024, a entrada em vigor das novas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) e das respetivas Operações de Reabilitação Urbana (ORU), no âmbito da implementação da Estratégia Local de Habitação de Águeda.

Este é o mecanismo que se vai traduzir em mais benefícios fiscais e incentivo à regeneração urbana, abrangendo novas áreas até aqui excluídas.

A melhoria do acesso ao Parque Empresarial do Casarão a partir do IC2 será uma das grandes apostas associada ao financiamento às Áreas de Acolhimento Empresarial de Nova Geração (PECÁgueda), com valor aprovado de aproximadamente 20 milhões de euros.

A autarquia anuncia a intenção de construir um Centro de Recolha de Resíduos, a ser localizado nos cerca de 4.000 m2 do Parque do Covão, na Alagoa, num investimento essencial pela salubridade pública e também em resposta aos desígnios legais da temática, que abrangerá a recolha de resíduos urbanos na sua vasta diversificação e devidamente triados, para posterior encaminhamento para valorização.

Em termos de infraestruturas desportivas, a estratégia do Município, em 2024, passará por apostar no início da elaboração do projeto para o novo Complexo Desportivo das Piscinas Municipais, estando previsto financiamento para esse fim ao abrigo do programa Portugal 2030.