Aliança com Aveiro sai do executivo da Junta de São Jacinto.

2022-07-31 17:48

Categoria: 

Concelho: 

Aperta-se o cerco político ao presidente da Junta de Freguesia de São Jacinto.

A Aliança com Aveiro (PSD/ CDS-PP/ PPM) informa que o seu cabeça-de-lista, Arlindo Tavares, apresentou a sua demissão do cargo de Secretário do Executivo da Junta de Freguesia de São Jacinto.

Depois da retirada de competências à Junta na gestão no parque de campismo e à retirada dos protocolos para evitar penhoras, a saída de um dos representantes que viabilizava o executivo pode representar o princípio do fim da gestão de António Aguiar.

Esta demissão surge, segundo a Aliança com Aveiro, do "acumular de situações e do decorrer dos últimos acontecimentos".

Referência ao debate de ontem que veio confirmar o isolamento do autarca de freguesia.

A maioria que governa o Município demarca-se da gestão.

"Tal como referimos em comunicado a 06 de dezembro de 2021, a decisão de integrar o Executivo da Junta de Freguesia de São Jacinto, não era uma coligação de governo entre o PS e a coligação Aliança com Aveiro (PSD/ CDS-PP/ PPM), mas sim a presença de um Autarca nosso para zelar pelo funcionamento rigoroso do Executivo da Junta, para pressionar o seu Presidente a apresentar as Contas de 2020 e para exigir uma gestão rigorosa e séria, garantindo aos Cidadãos da Freguesia a denúncia regular dos atos de gestão do Presidente da Junta do PS que sejam negativos ou danosos para a Freguesia”.

Volvidos oito meses e como refere Arlindo Tavares (PSD/ CDS-PP/ PPM), na sua carta de demissão, “não estão reunidas as condições para a minha continuidade no cargo que ocupo por falta de confiança no Presidente da Junta, que ocultou informação de dívidas e penhoras existentes na nossa Junta de Freguesia”.

“Não sou conivente com este tipo de situações e comportamentos. O rumo que a Junta de Freguesia está a tomar é incorreto e errado, e apenas piora a grave crise financeira onde se encontra e se encontrava no final do mandato 2017/2021. Uma gestão despesista e sem controlo, leva cada vez mais a um endividamento crescente, que neste momento hipoteca o futuro próximo da nossa Junta de Freguesia”.

A Aliança com Aveiro suporta a decisão e diz que vai acompanhar a situação a partir da Assembleia de Freguesia, órgão no qual tem três eleitos.