Turismo do Centro distingue ideias inovadoras.

2022-05-24 09:20

Categoria: 

Concelho: 

Já são conhecidos os vencedores da edição deste ano do Prémio José Manuel Alves / Concurso de Empreendedorismo Turístico e do Concurso de Teses Académicas, duas iniciativas promovidas anualmente pela Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal.

O prémio recebeu um total de 342 candidaturas, distinguido 56 projetos e premiado 20.Tem como missão distinguir e apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal.

Ao vencedor é atribuído o Prémio José Manuel Alves, em homenagem ao percurso do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal.Este ano, o júri final, composto por Guilherme Fonseca (Portugal Ventures), Miguel Mendes (Turismo de Portugal) e Adriana Costa (UA Incubator), distinguiu três projetos.

O projeto vencedor foi o “Taste Food Experience”.

Trata-se de uma aplicação gastronómica, desenvolvida pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG), que pretende contribuir para a estruturação e divulgação do turismo gastronómico no território das Beiras e Serra da Estrela.

O segundo classificado foi o “Pateira Glamping & Eco-resort”.

Trata-se de um projeto de alojamento focado na sustentabilidade e na consciencialização ecológica, idealizado para a Pateira de Espinhel, em Águeda, que engloba oito domes geodésicos de madeira e cortiça (corkdomes), uma piscina biológica e outros atrativos e atividades orientados para o wellness & spa.

O terceiro classificado é o “Fake Museum – A Real Museum about Fake Things”.

Trata-se de um projeto idealizado para Coimbra, que ambiciona ser um museu agregador de conhecimento e de identificação do que é falso.

O Concurso de Teses Académicas – de mestrado e de doutoramento – tem o objetivo de valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e de o aproximar das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.

Este ano, a sexta edição do concurso recebeu 25 candidaturas nas suas duas vertentes.

O júri final, composto por Cristina Barroco (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu), Dulcineia Moura (Territórios do Côa) e José Coutinho (Leader Oeste), distinguiu a tese de mestrado “Estratégia Territorial “proposta de uma Rede de Aldeias turísticas sustentáveis no concelho de Santa Comba Dão”, de Rui Guilherme de Oliveira Ferraz, e a tese de doutoramento “Árvores Monumentais de Portugal: da compreensão pública a uma literacia científica”, de Ana Raquel Fernandes Pires Lopes.

Os prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico e do Concurso de Teses Académicas serão entregues no 8.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que se realiza de 6 a 9 de junho, em Tomar.