'MISS QUEBRAMAR CUP': "As ondas da Costa Nova proporcionam um bom surf" - Carolina Santos.

2023-07-31 09:06

Categoria: 

Concelho: 

Está a chegar mais uma festa do surf feminino nacional. A 19ª edição da MISS QUEBRAMAR CUP terá uma nova campeã, uma vez que Carolina Santos, grande vencedora em 2023, não marcará presença.

“Infelizmente, não estarei presente”, diz a surfista, que recorda com grande satisfação a sua participação no ano passado: “Foi a minha primeira vitória no Campeonato Nacional Feminino, num evento icónico em termos do surf feminino nacional. Foram momentos de felicidade e de concretização de um objetivo desportivo”.

Sobre a MISS QUEBRAMAR CUP, Carolina Santos refere que o que mais lhe agrada no evento de Ílhavo é “a vontade da Associação de Surf de Aveiro (ASA) em manter este campeonato” e destaca não só “as ondas da Costa Nova, que proporcionam bom surf”, mas também que, “ao contrário do que acontece na maioria dos campeonatos, as baterias são disputados nas melhores condições possíveis”.

Neste particular, a vencedora de 2022 sublinha que na Costa Nova “há boas ondas em todos os campeonatos, mesmo com mar mais pequeno, pois as ondas têm sempre a força necessária para bom surf”.

Apesar disto tudo, Carolina Santos não estará na Costa Nova porque está um pouco desiludida com a competição nacional e, por isso, prefere “deixar a competição para as atletas profissionais”.

Na primeira etapa do ano, na Figueira da Foz, “cheguei às meias-finais com mérito, mas a direção de prova decidiu repetir a totalidade da eliminatória devido a um suposto erro técnico a sete minutos do fim, o que, na minha opinião, deturpou a verdade desportiva”, relata, concluindo: “Como sou estudante, acabei este ano a Licenciatura em Biologia Celular e Molecular e vou iniciar mestrado em Investigação Biomédica na Faculdade de Medicina da Nova, decidi que não fazia sentido sujeitar-me a este tipo de situações, que me estavam a causar algum mal-estar, pois, para mim, o surf é diversão”.

Ainda assim, Carolina Santos não volta as costas ao surf e à competição.

“Ainda sinto vontade de competir e, talvez, no próximo ano pelo menos penso marcar presença na etapa da Costa Nova”, afirma, deixando uma mensagem à organização: “Desejo um bom convívio e um bom campeonato. Parabéns pelo vosso empenho e esforço em manter esta etapa viva”.

A MISS QUEBRAMAR CUP arranca já no dia 2 de Agosto com a prova de qualificação, que atribuirá um wild card à vencedora, prosseguindo nos dois dias seguintes (3 e 4 de Agosto) com a competição do quadro principal com as diversas fases eliminatórias até à grande final.

Como já é habitual, ao longo dos três dias da festa do surf feminino nacional, a organização promove experiências de surf para utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Ílhavo e para todos aqueles que estejam na praia e desejem experimentar as sensações de deslizar nas ondas. Os treinadores da ASA levam o seu saber e competência para ensinar e ajudar todos os interessados.

Para além disto, haverá ações de sensibilização ambiental, cada vez mais necessárias, e distribuição de merchandising.