Maratona da Europa é porta para a Maratona nos Jogos Olímpicos de Paris.

2024-04-24 10:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Uma prova com pontos para o ranking mundial.

Mais de 20 mil pessoas participam na Maratona da Europa.

Aveiro e Ílhavo recebem o evento, no próximo domingo, e os melhores podem garantir apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris.

A Maratona da Europa – Aveiro 2024, conhecida já entre os atletas como a Maratona das “mil emoções”, um evento desportivo de dimensão internacional, está de regresso à Região de Aveiro e à Cidade dos Canais, no próximo domingo, dia 28 de abril, com início previsto para as 08h30 e conclusão por volta das 14h30.

O evento conta com a coorganização e apoio da Câmara Municipal de Aveiro e da Entidade Regional de Turismo do Centro, com a parceria institucional da Câmara Municipal de Ílhavo, estando a organização a cargo da empresa GlobalSport.

A Maratona, com os seus 42 quilómetros e 195 metros é, naturalmente, a prova rainha mas há provas nas distâncias de 21 (meia-maratona) e 10 quilómetros, e ainda uma caminhada solidária de 5 quilómetros.

No dia 28 de abril, quando se soltar o tiro de partida para os 42 km e 195 metros, os atletas em competição, que cumpram os requisitos, vão poder pontuar para o Ranking Mundial e lutar pelos mínimos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

As competições são categorizadas e as pontuações são diferentes em cada categoria.

Existem dez categorias e que variam de acordo com o nível e importância da competição.

Por exemplo a categoria “OW” reflete as competições mais fortes e consequentemente atribui mais pontos.

Exemplo disso é o facto das pontuações de classificação disponíveis nos Campeonatos Mundiais de Atletismo ou nos Jogos Olímpicos (OW) serem muito mais altas do que em qualquer outra competição.

Na Maratona da Europa 2024 e à semelhança do último ano, os vencedores vão pontuar de acordo com a Categoria E, ou seja, aos vencedores de cada um dos géneros (masculino e feminino) serão atribuídos 10 pontos.

Este ano acresce um aliciante maior, é que para além da prova contar para o ranking mundial, os atletas em prova e que ainda não tenham garantindo os mínimos, vão poder lutar pelo apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, numa das derradeiras oportunidades para alcançarem o sonho de participação olímpica, já que o prazo para qualificação termina a 30 de abril.

Os atletas podem qualificar-se de duas formas para Paris 2024, com 50% das vagas baseadas em quem atingir os mínimos dentro do período de classificação e os outros 50% baseados no ranking da World Athletics, dentro do período do ranking.

No sector masculino, quem completar a provar em tempo igual ou inferior a 2h08m10s, sabe que terá presença garantida na maior competição desportiva do planeta, enquanto que para o sector feminino, o tempo que garante passagem direta para Paris fixa-se em 2h26m50s.

Pelo percurso plano, esta é uma maratona que ajuda na procura de marcas e recordes pessoais.