Candidaturas ao programa Aveiro Criatech Artistic Residences com prazo alargado.

2021-08-11 09:49

Categoria: 

Concelho: 

As candidaturas ao programa Aveiro Criatech Artistic Residences foram alargadas até ao próximo dia 12 de setembro.

O objetivo é garantir oportunidades a todos os criativos que não tiveram oportunidade de conhecer o programa ou realizar a sua candidatura.

A decisão foi tomada pelo Executivo Municipal, na sua Reunião desta quinta-feira, 05 de agosto, sendo que se mantém a seleção de apenas 20 participantes na residência artística, que irá acontecer entre 27 de setembro de 02 de outubro.

Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa Aveiro Tech City, da Câmara Municipal de Aveiro, lança o Aveiro Criatech Artistic Residences, um projeto que promove uma cultura de aprendizagem, pensamento, experimentação, exploração e produção de inovação.

Com o objetivo de cruzar a criatividade emergente das áreas da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM), este programa de residências artísticas e tutoria, que acontece num contexto de idealização colaborativa, conta com a participação de profissionais e estudantes de várias áreas criativas.

Na edição deste ano, as Aveiro Criatech Artistic Residences contam com o acompanhamento de especialistas da ESAD e da UA e terá como mentores os artistas convidados Patrícia J. Reis e Mathieu Le Sord.

Os dois melhores projetos desenvolvidos durante o programa levarão para casa um prémio de 1400€ cada e verão ainda as suas obras serem exibidas durante o evento Criatech 2021, a decorrer em outubro.

As candidaturas devem ser enviadas em formato digital para o e-mail aveirotechcity@cm-aveiro.pt. Mais informações em: https://www.aveirotechcity.pt/pt/atividades/Aveiro-Criatech-Residences .

Em outubro, Aveiro recebe a 2.ª edição do MTF Labs, que irá fazer parte integrante de um conjunto de iniciativas com um grupo sde especialistas Music Tech Fest, juntamente com um grupo local de criadores, investigadores e empreendedores.

Vão trabalhar com tecnologias de ponta, juntando conhecimentos e experiências para criar novos projetos, produtos, negócios, performances artísticas e invenções que são apresentadas ao público no último dia da iniciativa.

As inscrições ao MTFLabs decorrem até 19 de setembro.

Outra das apostas com candidaturas abertas é a iniciativa de Residências Artísticas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) associadas à arte.

O Executivo Municipal deliberou aprovar as normas de participação nas Residências Artísticas STEAM, destinadas a entidades do setor cultural e criativo, com sede num dos 11 Municípios da Região de Aveiro, que desenvolvam ou pretendam desenvolver atividade artística com recurso à metodologia STEAM.

Com um prémio para o projeto vencedor de 4.000€, as candidaturas estão abertas até ao próximo dia 12 de setembro.

Neste âmbito uma Escola do 2.º e 3.º Ciclos do Município de Aveiro será alvo de uma intervenção artística, num processo que envolverá dois docentes e uma ou duas turmas.

Artistas, docentes e alunos irão trabalhar de forma colaborativo num espaço Tech Lab, onde poderão desenvolver o seu trabalho com recurso aos diversos equipamentos e materiais de apoio disponíveis à implementação de dinâmicas educativas STEAM.

Simultaneamente e de forma colaborativa e concertada, a cidade europeia de Oulo na Finlândia, que será Capital Europeia da Cultura em 2026 passará pelo mesmo processo, proporcionando a todos os envolvidos a vivência do mesmo processo criativo.