Aveiro: Maratona da Europa confirma presença de 20 mil atletas na prova do dia 28.

2024-04-15 11:07

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Mais de 20 mil pessoas vão participar na Maratona da Europa no fim de semana de 27 e 28 de Abril.

A prova, de 42,195 quilómetros, realiza-se no domingo, dia 28, percorrendo os territórios de Aveiro e Ílhavo.

“A Maratona das Mil Emoções”, como é apelidada pela organização, integra ainda uma meia-maratona, com 21,1 quilómetros, uma corrida de dez quilómetros e uma caminhada de cinco quilómetros.

Organizada pela Global Sport, a Maratona da Europa - Aveiro 2024 é promovida pelo Município de Aveiro e Turismo do Centro de Portugal, tendo ainda o apoio da Câmara Municipal de Ílhavo.O programa inclui, pela primeira vez, uma feira de três dias dedicada ao mundo desportivo, que abre portas no dia 25, às 14h00.

A apresentação pública do evento, conduzida por Paulo Costa, diretor da GlobalSport Portugal, empresa organizadora, confirma a presença de mais de 20 mil pessoas na região.

Paulo Costa diz que é o trajeto de afirmação em crescendo (com áudio)

Jorge Sampaio, da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal, acredita que o desporto será um dos grandes pilares do turismo (com áudio)

Sampaio explicou que a Turismo Centro de Portugal apoia desde a primeira hora a Maratona da Europa, por três razões fundamentais.

“A primeira razão é pelo fator de inovação desta prova. Associar o desporto ao turismo é um fator de inovação, tanto para o desporto como para o turismo. O segundo fator é por aquilo que a Maratona traz ao território, não só da Região de Aveiro mas do Centro de Portugal: são quase 20 mil pessoas, de perto de 50 nacionalidades, que vão encher o território durante estes dias, o que tem uma importância enorme”, começou por dizer Jorge Sampaio.

“O terceiro fator é a internacionalização da marca. O que os milhares de visitantes que vêm à Maratona levam da marca Centro de Portugal não tem preço. Estas provas criam ligações sentimentais entre as pessoas e os destinos, que fazem com que quem venha participar depois queira voltar. Por tudo isto, a Turismo Centro de Portugal nunca deixará de estar com esta prova”, concluiu.

Ribau Esteves, autarca de Aveiro, assume a meta de continuar a subir no ranking das melhores maratonas mundiais (com áudio)

Aurora Cunha e João Neto, madrinha e padrinho desta prova, ajudam a promover o evento e marcaram presença em Aveiro na apresentação.

A antiga atleta do Porto promete tentar cumprir os 10 kms.