Aveiro: BE considera Rossio um “jackpot a privados”.

2024-01-09 09:39

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda diz que os custos da operação de reabilitação do Rossio, com estacionamento subterrâneo, vem confirmar o “erro de gestão” apontado por quem contestou a obra.

A operação superou os 20 milhões de euros devido a ajustamentos ao projeto e aos custos da inflação e contou com 4 milhões de euros de fundos e verbas da concessão do estacionamento que fixou a fatura camarária em 16 milhões de euros.

O BE entende que o valor da concessão do estacionamento por 40 anos é “irrisório”.

Em nota divulgada esta terça-feira, o Partido afirma que os valores finais, quase o dobro do inicialmente programado, são o retrato de erros políticos e um “jackpot a privados”.

“A opção pelo estacionamento subterrâneo do Rossio não só se demonstrou errada do ponto de vista ambiental, do urbanismo e das políticas de mobilidade como também do ponto de vista da gestão financeira e do erário público. Hoje é claro que uma requalificação do jardim do Rossio, sem estacionamento subterrâneo e mantendo o perfil de jardim verde, teria sido a opção mais adequada”.

Para o Bloco de Esquerda, este processo é “paradigmático das opções de fundo” que orientam a governação de Ribau Esteves.

Contesta a visão orientada para a criação de condições ideais para a “promoção da grande hotelaria e da especulação imobiliária”.

“Para além de ser uma escolha política errada, esta obra é também um verdadeiro jackpot para o concessionário do parque de estacionamento. O Bloco de Esquerda reitera a sua rejeição a este projeto de vaidade do Presidente de Câmara cujo principal objetivo é alavancar investimentos hoteleiros naquela zona da cidade”.