Teatro Aveirense exibe o filme “O vento assobiando nas gruas” e anuncia conversa com a realizadora.

2024-02-27 07:34

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Cinema no Teatro Aveirense com o filme “O vento assobiando nas gruas” e conversa com a realizadora Jeanne Waltz.

Antecedendo o momento do filme, a realizadora participará numa mesa redonda, também no Teatro Aveirense, pelas 18h15, moderada por Eugénia Pereira, do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.

Exibição do filme às 21h30.

O filme, produção da CRIM com o apoio, entre outros, do ICA, Ministério da Cultura e Eurimages, é baseado no romance com que Lídia Jorge ganhou o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores em 2003.

É uma obra que acontece no Algarve, nos finais dos anos 90.

Após a morte da avó, Milene – uma jovem forte e cheia de vida apesar de uma ligeira deficiência mental – divide a sua vida entre a sua família de notáveis e uma família cabo-verdiana, que vive numa antiga fábrica e que conheceu quando a sua avó morreu.

O vento que assobia nos gruas mergulha-nos no mundo de duas famílias, tendo como pano de fundo o passado recente de Portugal.

Filme e livro ancorados sobre dois mundos - um mundo contemporâneo, envolvido com a transformação acelerada da Terra, movido pelo instinto selvagem de futuro, e um outro mais antigo, onde a história de uma velha fábrica se cruza com a sorte de uma família numerosa, recém-chegada de África.

A atriz Rita Cabaço interpreta a figura de Milene Leandro, a rapariga singular, para quem tudo nasce pela primeira vez, e que, na simplicidade do seu juízo, acabará por obrigar os outros à revelação de si mesmos.

No filme, participam igualmente os atores Milton Lopes, Maria Fortes, Beatriz Batarda, João Lagarto, Carla Maciel, Cucha Carvalheiro e Ana Zanatti, entre outros.

A exibição do filme será precedida da projeção da curta-metragem de animação “O antiquário”, do decano do cinema de animação português Manuel Matos Barbosa.

Este filme teve a sua estreia no Festival de Cinema de AVANCA.