Teatro Aveirense estreia espetáculo baseado em cartas verídicas da Guerra Colonial.

2024-04-12 07:38

Categoria: 

Concelho: 

O Teatro Aveirense estreia o espetáculo baseado em cartas verídicas da Guerra Colonial.

A peça de teatro, criada especialmente para Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, interliga a Guerra Colonial Portuguesa e a invasão da Ucrânia.

O elenco, que inclui atores russos e ucranianos exilados em Portugal, contribuiu para a construção do texto do espetáculo.

Código Postal foi concebido pelo encenador e dramaturgo Marcos Barbosa especificamente para Aveiro 2024, a propósito do tema do 2.º trimestre da Capital Portuguesa da Cultura, ‘Cultura e Democracia’, e conta com a participação de atores russos e ucranianos exilados em Portugal devido à guerra.

O espetáculo tem por base um conjunto de cartas trocadas entre mãe e filho em 1965 e 1966.

Esta correspondência foi doada a Marcos Barbosa para que, um dia, a pudesse incorporar numa das suas criações.

As cartas ganham agora forma numa peça de teatro que procura ampliar os ecos destas missivas para estabelecer ligações com a atualidade, nomeadamente com a invasão da Ucrânia.

Para a construção do texto de Código Postal, o encenador, que foi programador das Artes Performativas de Guimarães Capital Europeia da Cultura, contou com diversos contributos.

Tratou-se de um processo colaborativo que começou num laboratório de dramaturgia em Nova Iorque, no âmbito do Festival Novos Bardos, e que se estendeu mais tarde ao elenco do espetáculo.

Este balanço entre o real e a ficção, o passado e o presente, e a interligação entre várias geografias faz de Código Postal um espetáculo que promete marcar a temporada teatral portuguesa de 2024.