Sever do Vouga: "Primeiro palco" mostra património local em visita guiada.

2024-03-15 22:34

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Sever do Vouga em mais um fim de semana de visitas encenadas ao património local.

O projeto “Primeiro Palco” entra na reta final e aposta em visitas guiadas em locais icónicos do concelho para contar a história de Sever do Vouga.

A Severi mostra as minas do Braçal, as cooperativas de leite que estão a assinalar o centenário, o comboio, a antiga fábrica das Massas Vouga, o rio Vouga entre outros locais.

É a reta final do projeto Primeiro Palco, que culmina com um grande espetáculo no Centro das Artes e do Espetáculo de Sever do Vouga que envolve mais de 75 crianças e jovens e 20 idosos.

“Depois de percorremos todas as freguesias e de ouvir, em discurso direto, nos encontros da memória, as histórias dos nossos idosos que nos permitiram uma recolha profícua de tradições, histórias e vivências, avançamos com workshops de escrita criativa e improvisações que resultam num conjunto de visitas encenadas e num espetáculo de palco”, explica Patrícia Fernandes, autora e diretora artística da Severi.

A primeira visita encenada, “o Comboio das Memórias”, está marcada para este sábado, 16 de março, às 17h00.

Inicia na ecopista do Vouga, junto à estação em Paradela e termina na Ponte do Poço de Santiago.

Em abril, há uma nova visita guiada, é no dia 6 de abril, às 15h30.

“Das Entranhas da Terra” convida a uma visita guiada que vai das Minas da Malhada ao Braçal.

“Ouro Branco” é a visita guiada proposta para junho que vai passar pelas freguesias de Couto de Esteves e Rocas do Vouga. Está marcada para o dia 8 de junho, às 17h00.

A última visita guiada será em Talhadas, na Capital do Pedreiro, no Santuário da Santa Maria da Serra.

“Água mole em Pedra Dura”, está marcada para o dia 22 de junho, às 17h00.

Já o espetáculo final que para além das crianças e jovens, contará com a participação dos idosos que integraram o projeto, está marcado para o dia 11 de maio, às 21h30.

“As Laranjas da Minha Avó” a partir da história de uma mulher, Teresa, deambula pelas tradições do concelho.

Tanto as visitas guiadas como o espetáculo são de participação gratuita.

O projeto Primeiro Palco, vencedor do Prémio Infância, é apoiado pelo BPI, Fundação La Caixa e Município de Sever do Vouga e conta com uma rede de parcerias com 15 entidades concelhias.