Pedro Abrunhosa regressa em Abril à Casa da Cultura.

2024-03-12 14:04

Categoria: 

Concelho: 

Pedro Abrunhosa, Perpétua e os 50 anos do 25 de Abril em destaque na programação cultural do Município de Ílhavo no segundo trimestre do ano.

O projeto cultural 23 Milhas apresenta o concerto de Pedro Abrunhosa & Comité Caviar, a estreia do novo disco da banda Perpétua e um conjunto de projetos de comunidade e espetáculos que celebram Abril.

A programação de abril serve o propósito de continuar a pensar “Abril, mês da Liberdade”.

Arranca com as comemorações do Feriado Municipal de Ílhavo, no dia 1, que incluem a inauguração da exposição “Mezzanine”, na Casa da Cultura de Ílhavo.

Esta mostra reúne algumas imagens do arquivo fotográfico do Novo Banco sob a curadoria do fotógrafo João Zero e ainda a reposição do Coro da Madrugada, grupo de várias dezenas de pessoas da comunidade que se juntaram para cantar José Afonso no verão de 2023, com a direção da maestrina Aoife Hiney e do pianista Pedro Almeida.

No dia 7 de abril, a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré acolhe o espetáculo “Mais Alto!”, de Afonso Cabral, Francisca Cortesão, Inês Sousa, Isabel Minhós Martins e Sérgio Nascimento, num concerto destinado ao público infantil e juvenil, em que se interpretam algumas canções da revolução de nomes como Fausto Bordalo Dias, José Mário Branco, Caetano Veloso ou B Fachada.

No dia 19 de abril, Pedro Abrunhosa & Comité Caviar atuam na Casa da Cultura de Ílhavo, 13 anos depois do último concerto, em janeiro de 2011, quando apresentaram o espetáculo “Canções”.

Já no dia 20, o Navio-Museu Santo André recebe o Concerto no Património, do Síntese – Grupo de Música Contemporânea, no contexto da promoção da música clássica contemporânea em lugares que esta normalmente não habita.

“Margaridas, Cravos e Outras Primaveras” é o nome do projeto de comunidade, orientado pelos músicos João Fradinho, Mónica Ferreira, Paulo Neves e Susana Senos que se apresenta no dia 24 de abril, na Casa da Cultura de Ílhavo.

A este concerto, nascido da vontade de cidadãos ilhavenses de criar um espetáculo multidisciplinar que celebrasse o 25 de abril, juntam-se Ricardo Fino e outros participantes da comunidade.

Entre os dias 26 e 28, a estrutura artística ondamarela apresenta o resultado do trabalho com a comunidade, com chamada especial a pessoas imigrantes a residir no Município de Ílhavo, que acontece durante todo o mês, no contexto do projeto “Esta máquina cerca o ódio e força-o a render-se”, ciclo programático itinerante que reflete sobre questões de ódio, preconceito, diferença e liberdade com as comunidades locais.

O mês termina com a apresentação do espetáculo “Diário de uma República II” (30 abril), da Amarelo Silvestre, que olha o país através da fotografia e do teatro, focando-se no tema do trabalho.

Nota ainda para a apresentação do filme “Um corpo que dança” (29 abril), de Marco Martins, que comemora o Dia Internacional da Dança.

No início de maio, de 10 a 12, acontece o festival Ilustração à Vista, cujo programa se apresenta no dia 26 de março e que cruza a ilustração e outras artes performativas e que este ano se centra na Vista Alegre, onde se celebram 200 anos da respetiva Fábrica de Porcelana.

Em maio, o 23 Milhas associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus do Museu Marítimo de Ílhavo através do concerto “As Crianças e o Mar” (17 maio), de Melissa Fontoura, a reposição de “Heróis do Mar” (19 maio), filme de Fernando Garcia que se apresenta com uma nova remasterização de som coordenada pelo realizador ilhavense Pedro Magano e o espetáculo “The White Fleet Suite: Histórias, Canções, Saudade”, que celebra o Dia Europeu do Mar.

Destaque ainda para o concerto de Aaron Parks Trio (29 maio), inserido no Festival Campus Jazz, da Universidade de Aveiro e, a fechar o mês, a Casa da Cultura de Ílhavo recebe o concerto de apresentação do novo disco da banda Perpétua (31 maio), natural do Município de Ílhavo, que acabou de passar pelo Festival da Canção da RTP, tendo chegado à final do concurso com o tema “Bem longe daqui”.

Em junho, de 14 a 16 de junho, Ílhavo acolhe o festival Rádio Faneca, cujo programa será apresentado no dia 19 de março e ainda mais uma edição do FESTIM - Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, da d’Orfeu AC, com nomes a anunciar brevemente.

O espaço do Planteia, cuja programação recomeça em março, volta a promover atividades para famílias e público em geral com frequência.

Em abril acontecem as oficinas “Que perfume é este?” (14 abril), sobre flores, ainda “Feltragem com Flores Secas” (20 abril), orientada por Carla Ladeira.

Já em maio o público é desafiado a conhecer “Bichos e Bicharocos” (19 maio), numa oficina sobre insetos e, já em junho, “Nuvens e outros pássaros” (2 junho) desafia os participantes a pensar as criaturas e as coisas voadoras à nossa volta.

As bilheteiras para os espetáculos do 2º trimestre encontram-se abertas online na BOL e nos espaços físicos da Casa da Cultura de Ílhavo e da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré a partir de quinta-feira, 14 de março, às 11:00.

 

Foto: Rui Bandeira