Isabel Madureira Andrade, Pedro Vaz e Ângela Ferreira assinam exposições do ciclo “Desenho como Pensamento”.

2023-03-03 08:55

Categoria: 

Concelho: 

O 2º grupo de exposições individuais do programa “Desenho como Pensamento” abre este sábado, dia 4 de março de 2023, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA-UA), às 17h00, e na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, às 17h20.

Nos dois locais inaugura-se a exposição “traçar apagar caminhar”, de Isabel Madureira Andrade, com curadoria de Alexandre Baptista.

Este 2º grupo de eventos inclui ainda mostras de Pedro Vaz e Ângela Ferreira e outras iniciativas que decorrem em Águeda e em Aveiro.

Na ESTGA-UA, Isabel Madureira Andrade apresenta a sua obra integrada no Little Museum, um módulo instalado no átrio da Escola Superior que, lembrando os antigos gabinetes de curiosidades, remete os visitantes para as exposições que vão sendo ciclicamente renovadas na Biblioteca Municipal Manuel Alegre durante o decorrer do programa “Desenho como Pensamento”.

Isabel Madureira Andrade nasceu em Ponta Delgada, Açores, em 1991, vive e trabalha em Lisboa.

Em 2019, recebeu a Menção Honrosa na 13ª Edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP.

Em 2021, recebeu o III Prémio Aquisição Fundação Millenium BCP – Talento emergente. Expõe regularmente desde 2014, contando com exposições em diversas galerias e instituições, entre as quais: CAPC – Centro de Artes Plásticas de Coimbra; MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia; Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva; Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas; Galeria Fonseca Macedo – Arte Contemporânea; Galeria Cristina Guerra – Contemporary Art; Galeria Bessa Pereira – Fine Arts & Furniture.

A obra de Isabel Madureira Andrade está representada em várias coleções públicas como: Fundação EDP, Coleção de Arte Contemporânea do Estado, CML – Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Ponta Delgada, Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Fundação Centenera (Espanha), entre outras. É representada pela Galeria Fonseca Macedo – Arte Contemporânea.

Outras exposições que integram o 2º grupo de exposições individuais do ciclo “Desenho como Pensamento”, ambas também com curadoria de Alexandre Baptista, são “Lugar intermédio” de Pedro Vaz, inaugura dia 4 de março, pelas 16h30, no Salão de Chá – Parque de Alta Vila e “Rugby” de Ângela Ferreira, que inaugura dia 4 de março, pelas 18h00, na Sala Estúdio do Centro de Artes de Águeda (CAA)

Na véspera da inauguração das exposições individuais, esta sexta, dia 3 de março, pelas 18h00, decorre no Centro de Artes de Águeda, a conversa paralela sobre “O Desenho no Mercado de Arte” com a participação de Armando Cabral (colecionador), de Cristina Guerra (diretora da Galeria Cristina Guerra – Contemporary Art) e de Mariana Gomes (artista plástica).

A 16 de março, pelas 17h00, a Biblioteca da UA acolhe as “Conversas em fuga”, moderadas por Eduarda Neves, sob o tema da relação entre as Artes Visuais, as Artes Performativas e Outras Artes e com a intervenção de Jorge Louraço Figueira (diretor artístico do projeto cultural 23 Milhas - Ílhavo) e de Paulo Maria Rodrigues (professor do Departamento de Comunicação e Arte da UA).

Na UA mantém-se, até dia 22 de março, a exposição “O fisiologista, o viajante e o tempo”, tripartida entre os espaços do átrio do Edifício Central e da Reitoria, da Sala Hélène de Beauvoir - Biblioteca - e do átrio do Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico.

O ciclo “Desenho como Pensamento” é uma iniciativa de Alexandre Baptista com a Câmara Municipal de Águeda, em parceria com a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e a Universidade de Aveiro.