Ilustração à vista regressa em Maio.

2022-04-16 08:17

Categoria: 

Concelho: 

De 5 a 8 de maio, o Ilustração à Vista regressa a Ílhavo para “desenhar o território”, em quatro dias de um festival que cria experiências marcadas pela fusão da ilustração com as artes performativas.

A quarta edição do Ilustração à Vista apresenta uma programação marcada pela temática da água, com seis concertos especiais, dois deles inéditos, cinco performances (desde teatro a um percurso encenado), três exposições, três oficinas e uma feira do livro ilustrado.

Na música, nota para a estreia do concerto de Tiago Nacarato ilustrado ao vivo por Valerio Giovannini (7 maio), do cine-concerto dos Sensible Soccers (8 de maio) que criaram uma banda sonora para o filme “Douro, Faina Fluvial” (1931), de Manoel de Oliveira, a estreia do projeto “Miura” (6 de maio) de João Fino, o concerto “Sons de Resistência” (7 de maio) de Luís Bittencourt, o espetáculo “Textures & Lines” (7 de maio) de Drumming GP, Joana Gama, Luís Fernandes e Pedro Maia e “As árvores não têm pernas para andar”, de Joana Gama.

Todos estes concertos têm uma forte componente visual.

Nas performances, destaque para “PALAPHITA” (8 de maio) da Pia Projetos de Intervenção Artística, o espetáculo “Quem matou o meu pai” (8 de maio), por Teatro Nova Europa, a instalação performativa “Entre” (6 de maio), de João Pedro Fonseca e o percurso performativo “Guarda Rios” (6 a 8 de maio), do coletivo West Coast.

O festival é organizado pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, em parceria com a Biblioteca Municipal de Ílhavo, o Museu da Vista Alegre, o Centro de Documentação de Ílhavo e o Museu Marítimo de Ílhavo e acontece nos vários espaços culturais, jardins, praças e outros lugares do Município. Além da programação para o público em geral, há ainda atividades com as escolas e com outros grupos organizados.