Ílhavo: Circo contemporâneo vai trabalhar produção inspirada na tradição pesqueira.

2024-03-14 09:41

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Oito artistas de circo contemporâneo debatem a arte e as ideias para os próximos espetáculos em Ílhavo promete inspirar os artistas com a sua tradição bacalhoeira.

Os selecionados no Hand do Hand, em convocatória europeia, estão a cumprir visita exploratória e vão participar em residências imersivas.

Trabalho orientado pela mentora artística Cille Lansade e pela investigadora residente Nathalie Blanc.

Em Ílhavo, exploram as dinâmicas locais ligadas à história da pesca, da viagem, da conservação e da comercialização do bacalhau, visitando, entre outros espaços, as fábricas que são cenário da sua industrialização, no Cais dos Bacalhoeiros, na Gafanha da Nazaré.

Depois de cumpridas visitas ao Museu Marítimo de Ílhavo, Navio-Museu Santo André e Farol da Barra e a empresas do terminal bacalhoeiro, o grupo reúne, esta quinta, em espaço de reflexão.

Os artistas anunciam trabalho que terá em atenção valores identitários (com áudio)

Esta é a terceira visita exploratória do projeto de investigação e criação para o circo europeu que promove momentos de experimentação, espaços de formação e cruzamento entre diferentes setores de atividade para refletir sobre ecologia social.

O representante da Bússola afirma que a parceria com Ílhavo tornou o “bacalhau” tema obrigatório (com áudio)

Hugo Pequeno, da equipa coordenadora do 23 Milhas, projeto cultural de Ílhavo, explica que se trata de um trabalho preparatório com artistas de circo, sobretudo os emergentes na sua prática criativa no espaço público que procuram contextos experimentais para explorar novas metodologias e práticas.

Artistas que apresentarão os projetos artísticos que resultam destes encontros em quatro festivais europeus.

Em Portugal, essas apresentações acontecem no LEME, festival de circo contemporâneo, que decorre entre 5 e 8 de dezembro de 2024, em Ílhavo.

Hugo Pequeno explica que esta visita a Ílhavo está integrada nesse trabalho exploratório.

A conversa com o representante do 23 Milhas, da Bússola e com uma das artistas envolvidas pode ser escutada na versão integral (com áudio)

O Hand to hand é um projeto cofinanciado pela União Europeia, organizado pela Bússola (organização de desenvolvimento de projetos artísticos que organiza o LEME em parceria com o 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo) com outros parceiros europeus que atuam nos domínios do circo e das artes performativas: a Le Palc - Pôle national cirque Châlons en Champagne (França), a Helsingør Teater (Dinamarca) e a ROOM 100 (Croácia). Tem o apoio da ARTCENA (França), do CNAC – Centre national des arts du cirque (França), do Institut Français (França), do Furies (França) e do Município de Ílhavo, através do 23 Milhas.