Filarmonia das Beiras na celebração dos 19 anos da cidade de Estarreja.

2024-01-27 08:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Cidade de Estarreja comemora 19 anos e celebra em concerto da Filarmonia das Beiras.

No âmbito da comemoração do 19º Aniversário de Elevação de Estarreja a Cidade, a Câmara Municipal convidou a Orquestra Filarmonia das Beiras para mais um concerto comemorativo e que terá a participação de dois músicos estarrejenses.

Sob a direção do maestro Cláudio Ferreira e a presença a solo do percussionista Sandro Andrade, estes concertos comemorativos da Cidade de Estarreja valorizam o talento dos músicos locais.

O espetáculo está marcado para este sábado, dia 27, às 21h30, no Cine-Teatro de Estarreja, com entradas gratuitas.

Cláudio Ferreira é um jovem maestro que, recentemente, venceu o 2.º prémio na categoria de Direção de Orquestra do Prémio Jovens Músicos (2022).

Na temporada 2023, estreou-se como maestro convidado da Orquestra Clássica do Sul, da Orquestra do Norte e da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

Em 2024, terá a sua estreia com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Dirige regularmente, como maestro convidado, a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra Clássica do Centro e a Orquestra e Coro do Projeto Xiquitsi, em Maputo-Moçambique. Desde 2014, é maestro titular da Orquestra Juvenil de Viseu.

O também estarrejense, de Canelas, Sandro Andrade é timpanista da Banda Sinfónica Portuguesa e leciona na Art’J – Escola Profissional de Artes Performativas da JOBRA.

Colabora regularmente com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Filarmonia das Beiras e Orquestra do Sul, tendo ainda atuado com a Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Académica da Metropolitana, Orchestrutópica, Lisbon Film Orchestra, Orquestra do Norte e Orquestra Studio de Guimarães (orquestra da capital europeia da Cultura).

A Filarmonia das Beiras é composta por 31 músicos de cordas, sopros e percussão de diversas nacionalidades e com uma média etária jovem e, desde 1999, é dirigida artisticamente pelo Maestro António Vassalo Lourenço.