Estarreja dá a conhecer os Reis do Carnaval.

2024-01-12 19:49

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja apresenta este sábado os reis do Carnaval.

A cerimónia acontece ao final da manhã, às 11h, junto a Loja do Carnaval na praceta do mercado municipal de Estarreja.

Contagem decrescente para o evento mais marcante do ano no Município de Estarreja.Este é um dia marcado por atividades culturais com inauguração da exposição "Cangas de bois na Feira de Santo Amaro".

Evento marcado para as 10h, no átrio dos Paços do Concelho, numa iniciativa com a colaboração de Marco Pereira e da Associação Amigos do Antigo Concelho de Pereira Jusã.

Na Feira de Santo Amaro, que foi durante séculos uma feira de gado, sobretudo bovino, as cangas sempre estiveram muito presentes, tal como estão representadas no logótipo da Confraria Gastronómica de Santo Amaro.

A canga vareira, também chamada de canga marinhoa, é um aparelho utilizado para jungir os bois pelo cachaço, característico dos concelhos de Estarreja, Murtosa e parte de Ovar.

A abertura da exposição está inserida no V Capítulo da Confraria Gastronómica de Santo Amaro que decorrerá durante a manhã deste sábado e inclui ainda a Cerimónia de entronização dos novos Confrades, na Capela de Santo Amaro, às 11h30, o Cortejo e Foto de Família, na escadaria da Capela de Santo Amaro às 12h30, e o almoço às 13h, no Salão da Banda Visconde de Salreu.

A exposição pode ser visitada até dia 26 de janeiro.