Espetáculo “Guião para um país possível" apresenta-se na Fábrica das Ideias com proposta à reflexão.

2024-01-19 08:19

Categoria: 

Concelho: 

A Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré acolhe o espetáculo “Guião para um país possível”, da estrutura Cassandra, que conta com a encenação de Sara Barros Leitão.

Neste contexto, o 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, promove duas oficinas para públicos distintos: o Parlapatório, sobre teatro e democracia, destina-se a jovens entre os 15 e os 18 anos e a maiores de 65; a oficina Critique, de reflexão e crítica ao espetáculo, a todos os interessados acima dos 14 anos.

Tem a duração de sete horas e decorre, esta sexta, 19 de janeiro, entre as 18:00 e as 21:30, e no sábado, dia 20 de janeiro, entre as 09:30 e as 13:00, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

Também sobre o “Guião para um país possível”, o encenador e dramaturgo Luís Mestre orienta a primeira de algumas oficinas Critique que o 23 Milhas promove ao longo deste ano.

Destina-se a todas pessoas interessadas em exercícios de reflexão e crítica sobre os espetáculos selecionados pelo projeto.

Ainda antes do espetáculo, é promovida uma pequena contextualização sobre crítica teatral que fornece aos participantes ferramentas que os habilitam a produzir análise escrita ou oral.

A segunda sessão consiste numa conversa que acontece uns dias depois do espetáculo, depois de se criar a distância necessária para refletir sobre ele e analisar, em conjunto, o que se viu.

A conversa pré-espetáculo acontece esta sexta, às 19:00, e o encontro posterior no dia 27 de janeiro, às 15:00, sempre na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

O “Guião para um país possível” apresenta-se esta manhã, às 10h, em sessão para o público escolar, e amanhã às 21h30.

No sábado, o espetáculo termina com uma conversa com o sociólogo e ex-deputado João Teixeira Lopes, dinamizada pelo projeto Abril é Agora.