Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da UA promoveu semana aberta semana aberta.

2024-03-08 12:43

Categoria: 

Concelho: 

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro (ESTGA-UA) conclui mais uma semana aberta.

Entre 28 de fevereiro a 6 de março o programa Mostrou a escola como “farol de cultura, diálogo e solidariedade, promovendo o diálogo intergeracional com instituições da região, prestando homenagem à música aguedense, e promovendo um Concerto Solidário a favor da luta contra o cancro”.

Esta foi uma forma de chamar os aguedenses a participarem ativamente na vida académica e cultural, mas também o compromisso da Escola em fomentar um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre gerações.

A Semana Aberta teve início, no dia 28 de fevereiro, com a receção a mais de 450 alunos de 15 escolas da região, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor a Escola e de participar em diferentes atividades nas áreas da Eletrotecnia, Engenharia Mecânica e Informática e da Gestão, Secretariado e Comunicação Empresarial.

Algumas destas atividades foram dinamizadas em colaboração com empresas parceiras da ESTGA, como a Bresimar Automação, a HFA-Henrique, Fernando & Alves, a GrowSkills Robotics, a SEW Eurodrive ou o Laboratório Industrial da Qualidade (LIQ).

Desta Semana Aberta ‘24 destaca-se também a inauguração da exposição “Sons de Águeda: filarmónicas, memória e futuro”, que permanecerá no Edifício Central da ESTGA-UA, até ao dia 28 de março, aberta a todos os interessados.

A exposição foi organizada em parceria com os Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da UA (SBIDM-UA).

A iniciativa pretendeu destacar a tradição das bandas filarmónicas do concelho de Águeda, da qual fazem parte algumas das coletividades mais antigas do país.

A exposição pretende homenagear a Banda Marcial de Fermentelos, a Associação Musical e Recreativa Castanheirense, a Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, a Sociedade Musical Alvarense, a Associação Cultural e Recreativa Banda Nova de Fermentelos e a Orquestra Filarmónica 12 de Abril.

Um dos pontos altos da Semana Aberta ‘24 foi o Concerto Solidário no dia 29 de fevereiro, que contou com a participação da filarmónica Banda Alvarense, do Orfeão de Águeda e de Beatriz Santos, concorrente do programa televisivo “The Voice Portugal”.

As receitas deste Concerto, que procurou sensibilizar a comunidade para a luta contra o cancro e homenagear profissionais de saúde e instituições que apoiam crianças e jovens com doença oncológica, reverteram na íntegra a favor da ACREDITAR - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro e da Make-a-Wish Portugal.

A iniciativa foi dinamizada com o apoio da Câmara Municipal de Águeda e do Centro de Artes de Águeda e contou, também, com o apoio do Laboratório Industrial da Qualidade (LIQ), da Bresimar Automação, HFA-Henrique, Fernando & Alves e da Vista Alegre.

A semana terminou com a música da Fanfarra Zabumbar da CERCIAG de Águeda, e com a presença de algumas das Instituições do Concelho de Águeda, como a Santa Casa da Misericórdia, Os Pioneiros e a Universidade Sénior de Águeda, que visitaram a exposição e assistiram à Serenata a Águeda, com a atuação da Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro (tfaauav).

“Este evento marca um passo significativo na direção de uma sociedade mais integrada e solidária, onde a educação, a cultura e a comunidade local querem andam de mãos dadas com a responsabilidade social”, refere a direção da ESTGA.