Biblioteca Municipal de Ovar tem sempre uma nova história para contar todos os meses.

2024-04-08 17:23

Categoria: 

Concelho: 

Uma vez por mês, na Biblioteca Municipal de Ovar, ao sábado, é outra história. Uma iniciativa do Município de Ovar, inserida no EIXO - Programa de Aprendizagem Criativa e de Mediação de Públicos - que desafia as crianças a explorar a relação entre as palavras, as histórias e as imagens.  Um conto é sempre o ponto de partida para divertidas atividades pedagógicas e muitas aventuras para viver em família, numa iniciativa  que pretende incentivar o gosto pela leitura, estimular a imaginação, a criatividade, a fantasia e trabalhar a atenção e a concentração dos mais novos.

A próxima sessão é já no dia 13 de abril e será dinamizada por Ana Rita Janeiro que traz seis “Histórias em caixas de sapatos”, numa fusão entre as artes plásticas, a literatura e a música. Aos contos segue-se a construção de fantoches em madeira, recortados e pintados à mão. Cada criança personaliza o seu fantoche que, levado para casa, poderá ser usado para inúmeras brincadeiras.

Seguem-se mais três sessões, cada uma com um desafio diferente, todas dinamizadas pela autora e contadora de histórias Carina Novo. No dia 18 de maio, realiza-se a oficina “Marcador de livros”, inspirada no livro da sua autoria, “A menina que tinha medo de cães”. Cada participante vai criar o seu próprio marcador de livros com o formato de um pequeno cão, usando tudo aquilo que está em cima da mesa: olhos, bocas, orelhas de diferentes tipos e tamanhos, fitas, cola, lápis, marcadores e muita brincadeira à mistura!

Um novo desafio chega à Biblioteca Municipal de Ovar no dia 15 de junho. Na oficina “Monstros de dedo”, inspirada no livro “Monstro”, de Edouard Manceau, depois de ouvirem a leitura dramatizada, as crianças irão criar o seu próprio e assustador monstro de dedo, em feltro.

“O caracol brincalhão” é o nome da oficina marcada para 6 de julho que tem como ponto de partida o livro “Contos de bem-querer”, também de Carina Novo. Após ouvirem o conto, as crianças irão construir e personalizar um simpático caracol-brinquedo que poderão manusear e levar para casa!

Todas as sessões estão marcadas para as 10h30. As oficinas têm a duração média de 90 minutos e são destinadas a crianças dos quatro aos nove anos, devidamente acompanhadas por um adulto.