Biblioteca Municipal de Ílhavo conversa sobre “A Censura no Estado Novo - Livros Infantis”.

2024-04-02 17:28

Categoria: 

Concelho: 

A Biblioteca Municipal de Ílhavo conversa sobre “A Censura no Estado Novo vs. Livros Infantis”.

Proposta de Abril para sexta (dia 5 de abril), às 18h30, com uma conversa sobre o tema “A Censura no Estado Novo vs. Livros Infantis”, com participação de Sara Reis da Silva, docente na Universidade do Minho e autora natural da Gafanha da Nazaré.

Integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril do Município de Ílhavo, a tertúlia será dedicada ao tempo da ditadura em que o Estado Novo usou a censura para limitar a liberdade dos cidadãos, adultos e crianças, através do Manual de Instruções sobre Literatura Infantil, publicado em 1950, pela Direção dos Serviços de Censura.

E sobre a forma como alguns autores infantojuvenis contornaram astuciosamente as imposições do referido manual.

Esta será uma conversa sobre liberdade de escrita para a infância e como o 25 de Abril veio abrir o leque dos temas abordados e a própria forma como se passaram a expressar.

Em simultâneo, estão patentes uma mostra bibliográfica dos livros censurados durante o Estado Novo e a exposição “Meio século de liberdade: cartazes do Pós 25 de Abril”, com uma seleção de cartazes originais da coleção de Luís Gouveia, que dá conta da explosão de organizações políticas, sindicais, culturais, populares e outras que saíram da clandestinidade ou que se formaram espontaneamente assim que sopraram ventos de liberdade.