Amélia Resende assina exposição de pintura no Centro de Interpretação da Pateira de Frossos.

2024-01-12 07:42

Categoria: 

Concelho: 

A Pateira de Frossos inspira uma exposição de pintura no Centro de Interpretação da Pateira de Frossos.

"Na Pateira... Eu vi", da artista Amélia Resende, são mostrados quadros pintados ao longo dos anos.

“A ideia de expor os presentes quadros no Centro de Interpretação da Pateira de Frossos surgiu do facto de já possuir alguns trabalhos realizados sobre este tema, privilegiando a flora, a parte vegetalista”, explica Amélia Resende.

“Em alguns quadros, nomeadamente os que realizei em 2021, recreei, modificando a realidade que observava. Explorei formas e efeitos de cor, mantendo a essência das árvores, enquanto elementos da natureza”.

Mais recentemente, a artista debruçou-se sobre fotografias tiradas no local, querendo revelar as várias cores que existem num pôr do sol, bem como os contrastes das silhuetas das árvores em contraluz que, para Amélia Resende, “desenham no céu grafismos de formas ora harmoniosas, ora turbulentas… nas quais encontro beleza”.

Maria Amélia de Lemos Resende nasceu em Albergaria-a-Velha.

É licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto.

Dedicou-se à prática letiva da disciplina de Educação Visual, foi responsável pela conceção e realização da cenografia utilizada nos espetáculos do Grupo de Danças Andinas Intichaski e colaborou artisticamente com o Centro Recreativo de Mafamude.

Em 1999, foi uma das responsáveis pela abertura da atividade de Pintura, criada pelo Sindicato de Bancários do Norte, no Porto.

Atualmente, ensina Pintura na Academia Sénior do Centro Social S. Pedro, em Vila Nova de Gaia. É membro da Cooperativa Artistas de Gaia.

A exposição de pintura "Na Pateira... Eu vi" pode ser visitada durante o horário normal de funcionamento do Centro de Interpretação da Pateira de Frossos até 30 de abril.