Dívida pública: o que é?
Todos os anos o Governo elabora o Orçamento do Estado, prevendo as receitas provenientes dos impostos e as despesas com as administrações centrais, regionais, locais e fundos da Segurança Social. A partir daí, as contas de um país assemelham-se às das famílias: se as despesas forem superiores às receitas ocorre um défice orçamental, o que implica, ou uma redução dos gastos, ou o recurso a empréstimos. Quando se financia, o Governo aumenta a dívida pública do Estado. Esta dívida pode ter um efeito positivo na sociedade, permitindo o investimento em infraestruturas e a manutenção da capacidade de prestação de serviços essenciais. Contudo, tal como em qualquer tipo de dívida, há lugar ao reembolso e ao pagamento de juros, que podem assumir um peso significativo nas contas do Estado. Por este motivo, os países da União Europeia comprometeram-se a manter a dívida pública inferior a 60% do PIB e um défice orçamental menor que 3% do PIB, de forma evitar o descontrolo orçamental dos Estados e a adoção de medidas de austeridade.
Este podcast tem áudios Registe-se para ouvir.
Episódios
-
ImagemDia do ISCA-UA22.10.2024Ouvir
Hoje, 22 de outubro, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro completa 53 anos de existência. Integrado na Universidade de Aveiro desde 2000, o ISCA-UA tem atualmente 12 ofertas formativas nas áreas da Contabilidade, das Finanças e do Marketing, nos diferentes níveis de Licenciaturas, Mestrados e Cursos Técnicos Superiores Profissionais, aos quais acrescem várias pós-graduações e microcredenciais.
-
ImagemDicas para a gestão ativa de seguros04.10.2024Ouvir
Os seguros podem representar uma fatia significativa das despesas do orçamento familiar e apesar dos benefícios, muitos clientes pagam mais devido a uma gestão pouco ativa desta despesa. Mas existem algumas práticas rotineiras que podem ajudar a reduzir a fatia da despesa com seguros. Uma boa prática pode ser anotar as necessidades específicas antes de contratar um seguro, evitando coberturas desnecessárias. Para além disso, a análise atenta dos seguros contratados pode revelar duplicações de coberturas e permitir eliminar gastos excessivos.
-
ImagemAlicerces de umas finanças pessoais saudáveis03.10.2024Ouvir
Os alicerces de umas finanças pessoais saudáveis são simples: antecipar, orçamentar e controlar! Antecipar porque se deve identificar as necessidades do dia-a-dia, conhecer os nossos padrões de rendimentos e gastos, aprender a distinguir o necessário do supérfluo e ter uma noção realista dos preços daquilo que consumimos.
-
ImagemRendas de estudantes deslocados02.10.2024Ouvir
Ter filhos no ensino superior pode impactar significativamente o orçamento familiar, especialmente com despesas de arrendamento de quartos e equivalentes. Para mitigar esse impacto, as rendas pagas por estudantes deslocados podem ser deduzidas no IRS como despesas de educação, desde que certos critérios sejam cumpridos.
-
ImagemIntermediários de crédito01.10.2024Ouvir
Se o recurso ao crédito for inevitável, os intermediários de crédito podem ser uma ajuda na escolha da melhor alternativa. Fazendo a ponte entre o cliente e a instituição bancária, os intermediários têm como função propor contratos de crédito, prestar assistência na preparação destes contratos, celebrar contratos em nome de instituições mutuantes e oferecer serviços de consultoria.