Porquê uma Estratégia do Prado ao Prato?

Imagem
Porquê uma Estratégia do Prado ao Prato?
24.06.2020

A crise do coronavírus sublinhou a importância de um sistema alimentar sólido e resiliente que funcione em todas as circunstâncias e consiga garantir o acesso a alimentos suficientes a preços acessíveis para os cidadãos. Também nos tornou mais conscientes da inter-relação entre a nossa saúde, os ecossistemas, as cadeias de abastecimento, os padrões de consumo e os limites do planeta. É evidente que precisamos de fazer muito mais para nos mantermos a nós mesmos e ao nosso planeta saudáveis. A atual pandemia é apenas um exemplo. A ocorrência cada vez mais frequente de secas, inundações, incêndios florestais e novas pragas constitui um aviso constante de que o nosso sistema alimentar está ameaçado e deve tornar-se mais sustentável e resiliente. A estratégia estabelece objetivos ambiciosos:

  • reduzir em 50 % a utilização de pesticidas químicos e o risco deles decorrente e em 50 % a utilização dos pesticidas mais perigosos até 2030,
  • reduzir as perdas de nutrientes em, pelo menos, 50 %, garantindo simultaneamente que não há deterioração da fertilidade dos solos, o que reduzirá a utilização de fertilizantes em, pelo menos, 20 % até 2030,
  • reduzir em 50 % as vendas de agentes antimicrobianos para animais de criação e de aquicultura até 2030,
  • e estender a agricultura biológica a 25 % das terras agrícolas até 2030.

Por último, a estratégia inclui também o objetivo de que todas as zonas rurais tenham acesso a banda larga rápida até 2025, a fim de permitir a inovação digital.

Autor
Maria João Azevedo
Horário09:12às09:10

Episódios

  • Imagem
    Precisas de informações sobre questões europeias…
    Precisas de informações sobre questões europeias…
    30.04.2021

    Gostavas de fazer um Intercâmbio, Estágio, Voluntariado ou andas à procura de uma nova oportunidade?

    Dirige-te à AEVA – Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro, nas Barrocas, em Aveiro ou contacta-nos através do site www.aeva.eu ou redes sociais!

    Ouvir
  • Imagem
    Desenho vencedor da moeda comemorativa do 35.º aniversário do programa Erasmus
    Desenho vencedor da moeda comemorativa do 35.º aniversário do programa Erasmus
    29.04.2021

    A Comissão Europeia anunciou o desenho vencedor da votação pública para uma moeda comemorativa comum de 2 euros para comemorar os 35 anos do programa Erasmus. Foi selecionada a moeda desenhada por Joaquin Jiménez, que obteve mais de 22 000 votos. Os Estados-Membros da área do euro são agora convidados a ultimar as próximas etapas, a fim de avançar para a cunhagem e emissão previstas para 1 de julho de 2022…

    Ouvir
  • Imagem
    28/04 Conferência sobre o Futuro da Europa
    28/04 Conferência sobre o Futuro da Europa
    28.04.2021

    Aproxima-se a realização da Conferência sobre o Futuro da Europa prevista a 9 de maio, dia da europa. Os cidadãos são desafiados a envolverem-se ainda mais e apresentarem as suas ideias sobre o seu futuro e o futuro da UE. Para facilitar essa partilha foi lançada a 19 de abril a plataforma digital multilingue que convida todos os cidadãos europeus a contribuírem para moldar o seu próprio futuro, assim como o de toda a Europa…

    Ouvir
  • Imagem
    O desafio da desinformação
    O desafio da desinformação
    27.04.2021

    A Comissão Europeia publicou um conjunto de ferramentas em todas as línguas da UE destinado aos professores do ensino secundário, a fim de ajudar os alunos a identificar e combater a desinformação. Este conjunto de ferramentas visa sensibilizar os jovens para o fenómeno da desinformação e as ameaças que representa, explicando como se podem proteger contra a desinformação e dando a oportunidade para explorar a questão com exemplos reais…

    Ouvir
  • Imagem
    NextGenerationEU: 800 mil milhões de euros para financiar a recuperação
    NextGenerationEU: 800 mil milhões de euros para financiar a recuperação
    26.04.2021

    A Comissão Europeia tomou medidas para garantir que os empréstimos para financiar o instrumento temporário de recuperação, NextGenerationEU, serão contraídos nas condições mais vantajosas para os Estados-Membros e para os seus cidadãos. O NextGenerationEU, peça central da resposta da UE à pandemia de COVID-19, será financiado por via de empréstimos contraídos nos mercados de capitais…

    Ouvir