Parlamento Europeu aprova novas regras para reutilização da água na irrigação agrícola

Imagem
Parlamento Europeu aprova novas regras para reutilização da água na irrigação agrícola
26.06.2020

O regulamento aprovado pelo Parlamento Europeu (PE) estabelece requisitos mínimos para a reutilização das águas residuais urbanas tratadas, visando garantir um abastecimento alternativo de água fiável. Estes requisitos dizem sobretudo respeito à qualidade da água e à respetiva monitorização.

A reutilização de águas residuais devidamente tratadas, provenientes por exemplo de estações de tratamento de águas residuais urbanas, é considerada como tendo um menor impacto ambiental do que outros métodos alternativos de abastecimento de água, tais como os transvases ou a dessalinização. Contudo, esta reutilização, que poderá reduzir os desperdícios e permitir a poupança de água, é ainda praticada de forma limitada na UE.

Embora a escassez de água seja mais crítica no Sul da Europa, o problema não está circunscrito apenas a esta região. Desde 1976, quase todos os Estados-Membros registaram períodos de seca e muitos enfrentam atualmente problemas frequentes de escassez de água, bem como uma exploração excessiva dos aquíferos. Assegurar quantidades de água suficientes para a irrigação dos campos, em especial durante vagas de calor e secas extremas, pode também ajudar a prevenir a quebra de produção das colheitas e a escassez de alimentos.A escassez de água afeta pelo menos 11% da população europeia e 17% do território da UE.Atualmente, apenas alguns Estados-Membros, como Portugal, preveem requisitos aplicáveis à reutilização da água na legislação ou em normas nacionais não regulamentares.

Autor
Maria João Azevedo
Horário09:12às09:10

Episódios

  • Imagem
    Precisas de informações sobre questões europeias…
    Precisas de informações sobre questões europeias…
    30.04.2021

    Gostavas de fazer um Intercâmbio, Estágio, Voluntariado ou andas à procura de uma nova oportunidade?

    Dirige-te à AEVA – Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro, nas Barrocas, em Aveiro ou contacta-nos através do site www.aeva.eu ou redes sociais!

    Ouvir
  • Imagem
    Desenho vencedor da moeda comemorativa do 35.º aniversário do programa Erasmus
    Desenho vencedor da moeda comemorativa do 35.º aniversário do programa Erasmus
    29.04.2021

    A Comissão Europeia anunciou o desenho vencedor da votação pública para uma moeda comemorativa comum de 2 euros para comemorar os 35 anos do programa Erasmus. Foi selecionada a moeda desenhada por Joaquin Jiménez, que obteve mais de 22 000 votos. Os Estados-Membros da área do euro são agora convidados a ultimar as próximas etapas, a fim de avançar para a cunhagem e emissão previstas para 1 de julho de 2022…

    Ouvir
  • Imagem
    28/04 Conferência sobre o Futuro da Europa
    28/04 Conferência sobre o Futuro da Europa
    28.04.2021

    Aproxima-se a realização da Conferência sobre o Futuro da Europa prevista a 9 de maio, dia da europa. Os cidadãos são desafiados a envolverem-se ainda mais e apresentarem as suas ideias sobre o seu futuro e o futuro da UE. Para facilitar essa partilha foi lançada a 19 de abril a plataforma digital multilingue que convida todos os cidadãos europeus a contribuírem para moldar o seu próprio futuro, assim como o de toda a Europa…

    Ouvir
  • Imagem
    O desafio da desinformação
    O desafio da desinformação
    27.04.2021

    A Comissão Europeia publicou um conjunto de ferramentas em todas as línguas da UE destinado aos professores do ensino secundário, a fim de ajudar os alunos a identificar e combater a desinformação. Este conjunto de ferramentas visa sensibilizar os jovens para o fenómeno da desinformação e as ameaças que representa, explicando como se podem proteger contra a desinformação e dando a oportunidade para explorar a questão com exemplos reais…

    Ouvir
  • Imagem
    NextGenerationEU: 800 mil milhões de euros para financiar a recuperação
    NextGenerationEU: 800 mil milhões de euros para financiar a recuperação
    26.04.2021

    A Comissão Europeia tomou medidas para garantir que os empréstimos para financiar o instrumento temporário de recuperação, NextGenerationEU, serão contraídos nas condições mais vantajosas para os Estados-Membros e para os seus cidadãos. O NextGenerationEU, peça central da resposta da UE à pandemia de COVID-19, será financiado por via de empréstimos contraídos nos mercados de capitais…

    Ouvir